sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Pergunta de leitora - À espera da morte



Tenho muito medo da morte. Tenho 52 anos e não há um único dia em que não pense nela. Não sei o que vem depois e queria tanto saber. Isso me deixaria mais segura. São tantas as religiões e cada uma delas com uma explicação diferente e eu nem sei mais o que pensar e acreditar. Vi que há cursinhos para se preparar para a morte ministrados por psicólogos especializados na morte. Acho que eu deveria fazer um deles para assim estar mais segura quando chegar a hora. Você acha que eles são bons? Pode me indicar algum?

            É incrível notar que com apenas 52 anos você já está pesando na morte. É mais incrível ainda de se notar, porém muito mais triste, que você se esqueceu de perceber que está viva e que tem muito chão pela frente. O que será que na morte te fascina tanto que faz você se esquecer de viver?
            A morte é algo natural na vida e não há como evitá-la. O ato de morrer é algo que, uma hora, todos iremos experimentar. No entanto, parece que você fica tão focada pensando nele que a faz deixar de lado aquilo que nesse momento lhe deveria importar mais: viver.
            Confúcio, sábio chinês da antiguidade, tem uma frase que diz que jamais poderíamos entender o que é a morte se não entendermos primeiro o que é a vida. Aos 52 anos tem muita vida pela sua frente e você deveria se preocupar em vivê-la bem.
            Viver já é uma grande aventura se assim você se permitir, mas me parece que viver para você é algo bem mais temível do que a morte. Parece temer tanto a vida que arruma qualquer coisa para não ter que pensar nela. O que eu lhe indico é uma bela psicoterapia. Que você possa encontrar alguém que te escute e te ajude a pensar sobre a vida e não sobre a morte. Quem sabe você ao se ouvir não pode se dar conta do quanto está perdendo tempo e resolva mudar essa situação cuidando mais de si em vez de viver atemorizada? A vida pode ser apaixonante se você abrir espaço para isso. Que tal pensar sobre isso?

2 comentários:

  1. Pensar na morte todo dia, ter medo de morrer, correr atrás de explicações nas religiões ou alhures, tudo isto é bastante saudável, é, como diria Nietzsche, humano, demasiadamente humano. É uma opção de vida... Mais dolorosa? Mais sofrida? Quem é que vai saber? Cada qual mal sabe o que é bom para si... A preocupação com a morte é natural ao ser humano. Deixa a mulher sofrer o existencialismo dela, rapaz.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia à todos! É natural que a partir de uma certa idade, comecemos a perder pai, mãe, irmãos, parentes e amigos mais próximos, fato que nos faz refletir mais sobre a vida e, naturalmente, sobre a morte. Contudo, devemos saber que a morte faz parte do ciclo da vida, da renovação! Portanto, já que é tão temida assim, por tantos, a morte poderia ser deixada para segundo plano, até porque, viver é muito bom. Como mencionou Sylvio do Amaral, "A vida pode ser apaixonante se você abrir espaço para isso". Abraço à todos!

    ResponderExcluir