segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Pensamento


Não importa de onde a pessoa veio, mas importa para onde ela está indo.
(Ditado hinduísta)

Um dia andando na rua pude entreouvir uma conversa entre duas pessoas. Elas reclamavam de uma terceira e diziam coisas como: Quem ela pensa que é? Ela é uma pobretona sem eira e nem beira. Ela sabe de onde saiu? Ela veio do nada, não tem extirpe. Fiquei pensando como as pessoas dão um valor exagerado para a representação e não para o conteúdo.
Claro que essa terceira pessoa que as duas primeiras se referiam poderia ter feito algo desagradável, mas o que vejo muitas vezes é que as pessoas se apegam a valores falsos e vivem uma vida de preconceito. O que diz sobre uma pessoa são as suas ações e não sua origem ou sua aparência.
Se achar melhor que uma pessoa só por causa de sua origem é se fazer de arrogante e isso nada mais é do que se defender de uma maneira tola. O arrogante não tem segurança de suas qualidades e denigre o outro para se sentir mais seguro. Só que isso é puro preconceito, inútil e empobrece os relacionamentos. Se alguém tem uma reclamação sobre uma pessoa ela deve fazer isso de forma justa e coerente, e não querer rebaixá-la para compensar a sua falta de segurança e autoestima.
Mais do que a representação que uma pessoa possui o que importa é o que a pessoa é. Todos estamos nesse mundo para aprender a viver de forma digna. Estamos no mesmo barco e se desfazer dos preconceitos é uma das melhores aprendizagens que podemos adquirir para viver em paz e verdadeiramente.

Um comentário:

  1. Tanto as bases, as raízes, quanto a aparência também fazem parte do que uma pessoa é.Assim eu penso.

    ResponderExcluir