sexta-feira, 24 de maio de 2019

Pergunta de Leitora - O Perigo vem de Dentro




Sou uma pessoa muito insegura com meu relacionamento. Fantasio coisas olhando fotos e mídias da ex do meu namorado. Desta maneira, sempre acho que ele a amou mais ou fez mais por ela do que por mim. Sempre na minha cabeça fico comparando as coisas entre nós duas e isso me angustia muito. Por favor me ajude, estou desesperada.


            Sempre na minha cabeça...” essas são as suas palavras. Você fala de algo que se passa na sua cabeça, ou seja, no seu mundo interno. Claro que pode ser que seu namorado tenha gostado mais da ex ou tenha feito mais coisas por ela, mas o que fica nítido é que você não acredita nisso, que você não se baseia em nenhum elemento real por parte do seu namorado que te leve à conclusão de que seu namorado não goste de você ou que goste menos. Você mesma tem uma intuição de que são coisas da sua cabeça.
            Você que procura a outra e não ele. Até onde você sabe, pelo que escreveu aqui, não é ele que está fazendo esse movimento de procurar a ex e de compará-la com você. Esse movimento é seu, você apenas projeta nele algo da sua responsabilidade. Agora, o que se faz necessário é entender porque será que você gasta energia para fazer isso ao invés de viver o seu relacionamento de maneira mais satisfatória.       
            A sua insegurança, ouso dizer, não é com o relacionamento em si, mas é com você mesma. O que parece ocorrer, contudo, é que a insegurança toma forma no seu relacionamento e isso é prejudicial porque acaba trazendo um peso para o que vocês dois vivem que não precisaria. Você se compara aos outros e se diminui. Em outras palavras, não se dá valor. Valoriza mais o que não tem e é do outro do que em ser você mesma. Parece que você não gosta de si própria e por isso mesmo duvida que alguém, no caso seu namorado, possa gostar de você. O perigo que você corre não vem da outra ou de fora, mas de você mesma.
            Enquanto não aprender a gostar mais de si sempre correrá esse risco de crer que o amor que recebe de fora não é real. Duvidará de coisas boas e ficará sempre paranoica. Autoestima é vital para vivermos bem a vida e principalmente para viver os relacionamentos amorosos com qualidade. Em vez de procurar em outros está na hora de procurar em si mesma as coisas boas e desenvolve-las. O perigo vem de dentro e não de fora e é fundamental você compreender isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário