segunda-feira, 20 de maio de 2019

Colocando de lado as malas pesadas




            Imagine-se numa jornada de trem que levará algum tempo para acabar. Você carrega consigo uma mala com seus pertences. Entretanto, você comprou passagem apenas para você e não para a sua mala e como você é bastante responsável não quer pôr a mala no chão, pois teme perdê-la, então você a carrega em cima de sua cabeça. Assim você segue viagem, com a mala tornando-se cada vez mais pesada. Obviamente essa viagem seria extremamente desconfortável e nada prazerosa. Essa imagem é muito similar à forma como muitas pessoas vivem.
            Carregamos pesos que não precisaríamos e angústias que seriam melhor postas de lado. Nos apegamos aos nossos medos desmedidos, ansiedades intoleráveis e sofrimentos desnecessários como alguém que carrega uma mala pesada que estorva. A grande maior parte do nosso sofrimento são apegos que construímos ao longo da vida sem nem perceber que poderíamos viver diferentemente. Quando nos apegamos ao que nos pesa achamos, erroneamente, que estamos sendo cuidadosos e conscienciosos com nossos problemas, mas ocorre justamente o contrário.
            É fácil falar sobre não carregar os problemas, mas como se faz isso? O erro está em pensar em se livrar deles. Não temos como nos livrar dos nossos fardos e adversidades que sempre serão como malas que nos pertencem. Contudo, o que podemos fazer é mudar nossa relação com esse peso, transformar a forma como carregamos nossas malas/problemas. A ansiedade que sentimos, por exemplo, não pode ser jogada fora, mas podemos olhar para ela e tratá-la de maneira diferente e mais eficiente de modo que não nos pese.
            Com uma mala podemos pô-la ao nosso lado para que assim não precisemos carrega-la toda hora. Estando próxima ela poderá ser devidamente cuidada sem sobrecarregar sua cabeça e ombros. Com os nossos problemas também funciona assim. Onde os colocamos? Que lugar damos a eles na jornada de nossa vida? Uma das grandes belezas e utilidades da psicanálise é nos fazer viver uma nova forma de colocar os problemas para que não nos pese demasiadamente. A psicanálise não faz sumir os problemas, mas traz outras perspectivas para aquilo tudo que se tornou um fardo e nos adoece a ponto de não aproveitarmos mais a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário