sexta-feira, 31 de maio de 2019

Pergunta de leitor - Falta de Medo não é Coragem




Tenho dois irmãos mais velhos que são cheio de força. Eles não têm medo de nada. Sempre foram aqueles caras que metiam medo nos outros, sempre contaram vantagem. Eu, por outro lado, sempre fui nerd, cheio de medo e sofri muito bullying. Tenho hoje 19 anos e estou na faculdade, mas morro de medo de parecer ridículo aos olhos dos outros. Queria ser como meus irmãos que nada temem e que, ao contrário, botam o medo nos outros. Me sinto muito covarde, até mesmo meus irmãos acham que sou covarde. Com certeza eles serão algo na vida enquanto eu não serei ninguém.


            O seu email mostra o quão pouco você se considera, o quão rígido e cruel é consigo mesmo. Não sei quais foram os ataques que você já recebeu dos outros, mas agora o bullying está vindo de você mesmo. Em outras palavras, você mesmo está se atacando e se acuando e te deixando com muito medo.
            Ao mesmo tempo que você se desvaloriza e se despreza você valoriza e preza a maneira como seus irmãos vivem. Parece-me que há uma idealização da sua parte quando fala e pensa sobre seus irmãos. Você os considera muito corajosos e fortes, porém ao que tudo indica nunca se permitiu ver com mais propriedade a forma como seus irmãos agem. Quem precisa botar medo nos outros é porque vive com medo. Quanto mais alguém grita e se faz de valente é para ocultar um medo interno muito intenso que sente não dar conta. É assim que nascem os valentões: são gente muito medrosa, mas que aprendeu a ocultar o que sente botando terror nos outros como se assim atacasse logo de cara para não ser atacado. Se seus irmãos forem mesmo valentões eles são muito medrosos, contudo desenvolveram um jeito de ser que camufla o que realmente sentem.
            Você reconhece seu medo e não há problema nenhum nisso. Todos nós temos medo, isso faz parte da nossa natureza. No entanto, você reconhece e se agarra apenas ao medo que sente e não se disponibiliza para ver o que há mais em você. Porque com certeza não há só medo em você. E mais, você acredita que se não tiver medo vai ter coragem, mas a coragem não é resultado da falta de medo, ela é muito mais ampla.
            Hoje você necessita fortalecer a maneira como você se vê e parar de idealizar os outros lá fora. Para isso precisa desenvolver uma boa autoestima. Aprender a gostar de si, a usar aquilo que você tem e desenvolver seu potencial. Que tal procurar ajuda para isso? Numa análise poderá de fato aprender a se conhecer e desenvolver o que lhe falta. Assim não precisará mais se comparar com quem quer que seja e poderá vir a ser quem realmente é. Você não precisa ser como seus irmãos e nem viver como agora, mas pode ser você mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário