sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Pergunta de Leitora - Amor não é Obrigação




Não gosto do meu namorado. Antigamente gostava muito, mas agora não sei explicar o que, mas algo mudou. Estamos juntos há 7 anos e já faz quase dois que estou com ele sem amar. O que me faz ficar com ele é que ele é muito bom comigo e com minha família. Minha família o adora, ele é quase um herói e considerado o melhor partido que eu poderia arrumar na opinião deles. Ele é muito atencioso, carinhoso, só que eu não quero mais. Me sinto má, sem coração. Por que não posso amá-lo? Por que não posso ficar bem com ele? Caso eu termine vou passar por vilã da história. Será que ele não se toca que eu não o amo mais? Estou com ele por dó, sei disso. O que fazer?


            Com os assuntos do coração não há como obrigar alguém amar o outro. Ou ama ou não. Não tem meio termo e nem forma de se forçar apaixonar. Se você sabe realmente que não o ama mais não adianta esperar porque nada vai mudar. Enquanto continuar insistindo nesse caminho o resultado é mesmo a infelicidade.
            Outra coisa que parece que adiciona bastante complicação no que você está vivendo é que você espera que ele perceba que você não mais o ama e termine. Você deixa esse trabalho para ele e se esquiva da sua parte. Provavelmente você teme a desaprovação da família. Mas quem o namora é você e não a sua família. Como quem paga o preço da sua vida é você mesma, vai precisar se impor mais sobre o que você quer ao invés de deixar nas mãos dos outros. Não dá para querer ir para o paraíso sem morrer.
            Ninguém vai poder assumir a responsabilidade pela sua vida e ninguém te impede de fazer as suas escolhas a não ser você mesma. Não há como tirar o corpo fora. Se você não o ama está perdendo o seu tempo e o dele e sendo injusta consigo mesma. Não adianta esperar que surja uma fada que bata com a varinha em sua cabeça e te faça se apaixonar por ele para seus problemas ficarem resolvidos. A vida necessita de realidade e não de ilusão.
            E qual o problema de não mais amá-lo? Você não é obrigada a isso. Quem impõe essa obrigação é você. Relacionamentos mudam e se desfazem porque as pessoas mudam e muitas vezes aquilo que tinha sentido em uma determinada época perde o sentido em outra. A vida é assim e não tem nenhuma tragédia nisso. Você poderia, ao invés de se martirizar, se perguntar o porquê não pode ser livre para namorar ou não namorar. E mais outra coisa para a sua reflexão é que sentimento de pena não sustenta relacionamento. Pelo contrário, só cria ressentimento e ódio com o tempo. Tem certeza de que é isso que você quer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário