segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Felicidade não se faz com Esmolas




            Uma parábola indiana nos conta sobre um homem simplório que andava à esmo, meio perdido, até entrar num bosque sagrado onde havia uma árvore que concedia todos os desejos. Sem saber deste fato, o homem acabou descansando embaixo desta árvore. Sentiu fome e imaginou como seria bom se comida caísse do céu. Foi só desejar que a árvore fez com que várias e fartas comidas despencassem sobre ele. Ele, como era de esperar, ficou maravilhado com sua boa sorte e pensou então que seria bom se chovesse muito dinheiro. Mais uma vez seu desejo foi atendido e ele ficou eufórico. Contudo, ele desconfiou que tudo isso não poderia ser verdade porque era bom demais e temeu que demônios estivessem brincando com ele. Rapidamente demônios surgiram em sua frente caçoando e zombando. Ele ficou com muito medo e pensou então que ia ser assassinado. E ele acabou assassinado.
            Essa história mostra muito bem o quanto não cuidar de nossa mente pode nos ser perigoso. Quantas pessoas até estão se desenvolvendo, conquistando muitas coisas boas em suas vidas, mas ficam com tanto medo e desconfiança sobre o que há de bom que começam a decair? Temem ser felizes. Aliás, felicidade é algo que todos querem, mais desejam, mas também que menos acreditam. É muito mais fácil acreditar na infelicidade que na felicidade.
            Estar mal, num estado de mente lastimável, sempre reclamando é muito bem aceito e de fácil conquista, mas viver bem nos causa estranheza. Sentimos que não temos o direito de ser feliz, que é quase um pecado, algo da dimensão do egoísmo. Infelizmente é assim que a maioria das pessoas funcionam. Sentem-se culpadas da possibilidade de ser feliz e aceitam com muita mansidão um estado de miséria e pobreza.
            Somos educados para temermos a felicidade e abraçarmos as esmolas da vida. É que gente feliz não é submissa, questiona muito e nunca aceita qualquer negócio. Gente feliz é capaz de pensar sobre a vida e escolher melhor como quer viver. O infeliz pode ser enganado com migalhas facilmente e ele ainda fica agradecido. Quem é feliz só quer o melhor dos mundos e não aceita esmola. Não teme as adversidades da vida e quem não teme não pode ser controlado. Muitas das nossas pequenas alegrias ao longo da vida são esmolas que muitas vezes agarramos e que nos faz deixar de procurar e criar a verdadeira felicidade e quando algo realmente bom ocorre ainda ficamos desconfiados e temerosos. Será que vale a pena?

Nenhum comentário:

Postar um comentário