segunda-feira, 12 de novembro de 2018

O amor e a galinha que botava ovo




            Recebo e-mails de inúmeras pessoas relatando seus problemas e pedindo orientação. No consultório também atendo pessoas que compartilham as mais variadas questões. Percebi que quando se trata de relação amorosa, de como se “comportar” junto à pessoa que se gosta e tem interesse, há muitas dúvidas similares que trazem angústias. Por exemplo, são muitas as mulheres (com maior frequência elas) que dizem que fazem de tudo por seus namorados, companheiros, paqueras, etc e que recebem muito pouca atenção de volta. Elas não compreendem porque isso acontece e ficam se sentindo muito mal quando se dão conta de que estão dando muito e recebendo pouco em retorno.
            Há varias razões para essa situação acima colocada. Uma delas pode ser que simplesmente elas esperam de volta algo que não existe. É grande o numero de pessoas, e não importa se é homem ou mulher, que desejam o impossível. Obviamente, desejar o impossível só leva à infelicidade. Se alguém imagina que precisa receber um retorno de alguém de uma maneira muito idealizada com certeza vai se frustrar e ficar muito insatisfeito. A pessoa precisa aprender a lidar com a realidade e abrir mão das expectativas irreais.
            Por outro lado, pode ocorrer também que a própria pessoa que enche de atenção e cuidados a pessoa por quem nutre algum sentimento não permite que exista um retorno. Funciona assim, se alguém fica tão focado no outro e o mima além da conta ocupa todo o espaço da relação e não abre a possibilidade de que o outro venha também a procurar ou dar algo de volta. É incrível o quanto inúmeras pessoas ficam tão vidradas em seus parceiros que impedem que uma relação verdadeira se desenvolva. Afinal, num relacionamento é preciso os dois caminhar juntos para se encontrarem. Caso contrário, só um percorre todo o caminho enquanto o outro nem vê necessidade de se movimentar. Isso acaba com um relacionamento.
            A parábola a seguir pode nos fazer pensar. Uma pessoa tinha uma galinha que botava um ovo por dia, mas desejava muito dois ovos. Ela pensou em como podia aumentar o número de ovos e chegou à conclusão que dobraria a ração que dava para a galinha. Ao fazer isso deixou a galinha gorda e preguiçosa e esta, então, parou de botar de vez. A pessoa nem mesmo contava mais com um ovo. Todos que moram em área rural ou sabem desse fato entendem que encher a galinha de comida faz com que ela pare de produzir ovos. Elas ficam tão cheias e pesadas que têm sua fisiologia alterada. Nos nossos relacionamentos também é assim. Se enchermos o outro continuamente pesamos a relação e deixamos o outro “preguiçoso”. Como tudo na vida, e aí se inclui o amor, é necessário sabedoria para viver bem. E equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário