sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Pergunta de Leitora - Cartas na Mesa




Meu marido não entende os sinais que eu mando para ele. Queria que ele fosse mais romântico, que fosse mais atento às datas, mas ele é esquecido. Não queria falar nada, pedir nada porque acho que aí eu seria a chata da história, mas estou sempre mandando indiretas. Ele é um bom marido, mas ele não é muito sutil. Parece que para ele tenho que falar sempre tudo muito claro senão ele não se dá conta. Como posso fazer meu marido entender que precisa ser mais sutil?


            Seu email me lembra a história de um homem muito ranzinza que ia comer sempre no mesmo restaurante, dia após dia, e pedia sempre os mesmos pratos. Começava com uma sopa de abóbora, depois comia filé com batatas e terminava com sorvete. Bebia água com a comida e após a sobremesa tomava um xícara de café. Esse foi o seu hábito por mais de vinte anos. Nunca mudava. Até que um belo dia o homem chama o garçom e pede para ele experimentar a sopa. O garçom fica preocupado. “Nossa, meu senhor. Há algo errado com a sopa?” o homem nada responde e novamente pede para o garçom experimentar. “Fico até constrangido, senhor, que após 20 anos erramos sua sopa. Vou experimentar. Mas onde está a colher para experimentar a sopa?” “Aha!!”  exclamou o homem ranzinza.
            O que o velho queria dizer ao garçom era que este havia se esquecido de lhe trazer uma colher para tomar a sopa. Ao invés de dizer isso diretamente fez todo um caminho tortuoso para chegar ao mesmo resultado. Seria muito mais prático, rápido e até educado falar abertamente sobre o que se passava. Contudo, o homem esperava que o garçom entendesse os sinais que ele estava mandando e perdeu tempo e até causou constrangimento ao não falar francamente. Será que você não está agindo assim?
            Você espera que seu marido entenda os sinais, que seja mais sutil, porém o que impede de você ser mais direta e conversar com ele sobre o que te incomoda? Claro que não conheço o seu marido e não sei até que grau vai essa “desatenção” dele, mas não seria muito mais fácil se abrir e falar com ele diretamente? Se você escolhe caminhos tortuosos terá também apenas resultados tortuosos.
            Precisamos aprender a simplificar as coisas e não a criar mais e mais obstáculos. Quando não simplificamos vivemos de uma maneira muito mais custosa. Se você acha que a atitude do seu marido vem lhe aborrecendo e até tirando vitalidade do relacionamento de vocês tem mesmo é que conversar seriamente. Para isso é preciso colocar todas as cartas na mesa e não esperar que ele venha a saber o que se passa dentro de você. Relacionamento não deve ser um jogo onde um espera do outro um comportamento especifico, mas é conversar aberta e francamente sobre o que se passa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário