sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Pergunta de Leitora - Liberdade Sempre




Tenho 35 anos e sou casada há dois. Não posso ter filho, tive menopausa precoce. Eu já desconfiava, mas só confirmamos depois do casamento. A única opção seria inseminação artificial, mas não temos dinheiro pra isso, ou adoção. Na verdade eu não sinto muita vontade de ser mãe. Acho que não tenho o tal instinto materno. Mas meu marido sempre quis ter filho, ele falava desde solteiro e parou de falar para não me chatear, tenho certeza. Não sei como lidar com essa situação porque tenho medo de falar pra ele que não quero mesmo e acabar com o casamento. Ao mesmo tempo sinto que sou egoísta por não falar e dar a oportunidade dele procurar alguém que queira e possa. O que eu faço??


            A verdade é que você já sabe o que acredita que deve fazer, mas tem medo. Você gostaria que houvesse uma saída fácil e que lhe isentasse de ter que lidar com emoções dolorosas e que podem abrir portas para o desconhecido. Em muitos momentos em nossas vidas não há mesmo saídas alternativas e o único caminho possível é encarar a realidade e os fatos.
            Você não sente o desejo por ser mãe e ao que parece não tem problemas com isso. Até porque nenhuma mulher é obrigada ao exercício da maternidade. Ser mãe jamais pode ser uma imposição. Seu não desejo pela maternidade só lhe representa um problema quando você entende que isso contraria o desejo do seu marido por ser pai. Aí é que nasce o conflito. Seu marido tem o direito à paternidade.
            Você diz que tem certeza que ele só não fala disso para não te chatear. Como você tem essa certeza? Vocês já conversaram sobre isso? Se não não se trata de certeza mas do que você fantasia. Pode haver inúmeras razões para ele não falar, mas ao invés de tentar conjecturar sobre elas você pode conversar. Só assim o relacionamento pode sobreviver. Tanto você quanto ele merecem a verdade um do outro.
            O problema é que isso pode significar o fim do casamento. Se o desejo dele pelo filho for algo que ele não possa abrir mão e que você não possa mudar de opinião é recomendável mesmo que o relacionamento termine. Haverá dor, mas também haverá liberdade para vocês dois viverem como querem e podem. Melhor assim do que alguém viver frustrado (seja ele ou você) para o resto da vida. Isso só serviria para um culpar o outro e abrir a possiblidade de se viver um inferno. Contudo, pode ser que ele possa abrir mão desse desejo, que não seja tão vital assim para ele quanto você imagina. Ou você descobrir que há um desejo oculto em você por ser mãe. Porém, essas coisas só poderão vir a ser conhecidas se vocês forem honestos um com o outro. Dá mesmo medo encarar todas essas coisas, mas é a única maneira de se viver livre e bem com ele e consigo mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário