segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Coragem




“Não receie dar um enorme passo, se assim for necessário. Você não pode cruzar um grande buraco com dois passos pequenos” (David Lloyd George)

            Para viver é preciso coragem. Sem ela titubearemos em muitas decisões importantes e ficaremos imobilizados. Porém, coragem, além de ousadia, requer sabedoria.
            Talvez a coragem seja muito mal entendida e vivida. Muitos são os que acreditam que ser corajoso é ousar irresponsavelmente e que a vida só recompensa quem se joga de cabeça em qualquer situação. Isso tem mais a ver com pouco apreço à vida do que com coragem. Para viver todo cuidado vale a pena, e pensar e repensar determinadas coisas é fundamental.
            Há momentos em que mais vale pequenos passos, que vão nos dando segurança e tempo para pensar e mudar a rota, do que grandes passadas que facilmente podem nos fazer tombar feio. Entretanto, há momentos em que não é possível dar pequenos passos, nos é exigido um compromisso maior no tamanho da passada e aí precisaremos decidir se vamos ou não realizar esse movimento.
            Casar, por exemplo, é uma dessas situações. Vejo muita gente que se casa de maneira irresponsável, sem nem conhecer direito a pessoa com quem está assumindo este relacionamento. Por outro lado, há também aqueles que só namoram por anos a fio sem nunca ter coragem de selar um compromisso, quando, na verdade, querem isso, mas têm medo.
            Seja casamento, divorciar-se, decisões sobre a carreira ou qualquer coisa importante, temos vários “buracos” que precisamos nos aventurar a saltar. Não há vida se não cruzamos alguns deles e, para isso, se faz necessário sabermos se queremos e podemos dar esse passo maior. Medos e inseguranças sempre farão parte do nosso repertório, mas chega um momento em que precisamos dar passos mais largos que nos permitam cruzar buracos que a vida sempre teima em colocar em nossa frente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário