sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Pergunta de Leitora - Crianças, Emoções e Repressões




Estava em um encontro de amigos esses dias e um menino de cerca de 1 ano e meio bateu com a cabeça na quina de uma das mesas do salão de festas. Claramente doeu. Ele correu para o colo da mãe, com a carinha de choro, mas não derramou uma lágrima. Então, um dos presentes comentou 'Nossa, ele não chorou!', no que o pai respondeu: 'Ele ficou com vergonha de chorar'. Oras, uma criança de 1 ano e meio só tem vergonha de chorar se alguém lhe tiver dito que isso é vergonhoso. Como mãe de um bebê quase da mesma idade, achei muito errado. Eu não tento ensinar meu filho a conter suas emoções (seja dor ou raiva), mas a lidar com elas. Explico porque está se sentindo assim, como lidar com aquilo, etc. Penso que ensiná-lo a sublimar sentimentos pode ter efeitos negativos no futuro. Estou certa?


            Sublimar é tornar alguma emoção ou impulso que se sente originalmente em algo mais sublime e transformado. Isso pode ser muito bom. Um artista, por exemplo, sublime muito do que vive transformando-o no objeto de sua arte. Porém, o caso que você se referiu não tem a ver com sublimação, mas com repressão. Uma criança só não vai ter contato com suas emoções se for reprimida.
            A repressão sempre vem com uma reprimenda, cheia de valores morais e julgadores. Ela pretende estabelecer o que é certo e errado, o que é digno ou não. Na repressão tenta-se jogar para o fundo da consciência aqueles sentimentos e emoções que são considerados vergonhosos, mas uma coisa é certa, nada do que sentimos some ou evapora, contudo continua existindo mesmo que não se tendo conhecimento disso.
            Uma pessoa reprimida não sabe lidar com a vida, mas só sabe repreende-la. Vai exigir dos outros aquilo que foi feito com ela e pouco se abre à espontaneidade. Em outras palavras, perde muito em qualidade e sutilezas da vida que só podem ser usufruídas quando não pré-julgamos e pré-condenamos o que se passa no nosso mundo emocional. O maior problema de se julgar o que se sente é que ao não ter contato com o mundo emocional não abrirá a possibilidade de aprender a se lidar com ele de forma eficiente. Assim as emoções passam a ser temidas e a ser inimigas.
            Quando pais ou adultos responsáveis pelas crianças priorizam a repressão ao invés da compreensão prestam um enorme desserviço ao desenvolvimento psíquico dos pequenos. A vida não vem com cartilha do que é certo ou errado, mas é algo que cada criança e pessoa tem que descobrir e aprender a lidar à medida que as coisas vão acontecendo. Vergonhoso, se é que se pode dizer assim, é não viver bem e não se permitir ser humano com toda a sua gama variada de emoções e sentimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário