segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Consumismo e Desespero




            Há um alto número de pessoas ao redor do mundo que consomem de maneira exagerada e crônica todos os dias. Isso faz surgir a indagação sobre o que leva essas pessoas a agirem dessa forma. Todos somos consumidores nessa vida: dos recursos naturais, dos produtos industrializados, dos alimentos, etc. Todos dependemos do consumo de forma que consumir não é o problema, mas torna-se um quando ele passa a ser realizado de maneira impulsiva e repetitiva trazendo prejuízos e danos tanto objetivos quando subjetivos.
            Na verdade, o consumismo compulsivo equivale às práticas como adição as drogas, álcool, sexo, jogos, comida e cigarro. É um vício e como todo vício tem relação com o indivíduo tentar preencher seus vazios existenciais com ações que supostamente venham a dar um sentido à vida. De certa forma no princípio tem-se um prazer ao comprar indiscriminadamente produtos e se “encher” de objetos que parecem que vão trazer uma felicidade. Quantas pessoas ao redor do mundo não alimentam expectativas de que quando possuírem tal ou qual coisa irão ser felizes e sossegar? O problema é que a satisfação nunca ocorre porque por maiores que sejam a quantidade de coisas que acumulam o vazio está dentro, na mente, e não pode ser preenchido dessa forma.
            O consumismo é uma tentativa infantil, ilusória e mágica de se alcançar alguma satisfação. Por isso mesmo qualquer tentativa de se obter algum sucesso através do consumismo está destinada ao fracasso e insatisfação formando um terrível ciclo vicioso que se perpetua, ás vezes, estragando toda a vida. Nada no mundo externo por mais brilhante e vistoso que seja poderá criar aquilo que falta no mundo interno. O único caminho é parar de se dirigir para o fora e se voltar para o dentro.
            Pessoas que consomem impulsivamente estão na realidade desesperadas. Nunca aprenderam a cuidar de si mesmas de forma amorosa e construtiva e que priorize o crescimento. Comprar é uma ação e essas pessoas partem rapidamente para a ação quando o que precisam é reflexão. Na reflexão podemos pensar adequadamente sobre o que desejar e esperar da vida sem recorrer a ilusões ou pensamentos mágicos. Na reflexão há chances de avaliarmos melhor nossas atitudes e perceber que tipo de vida construímos. Requer muita coragem e persistência abandonar as soluções infantis e muitas vezes precisamos de ajuda dos familiares, dos amigos e profissional. Mas só mirando essas questões internas, esse vazio, essas falhas que se formaram no decorrer da vida que podemos criar recursos psíquicos que nos possibilitem sair dos vícios a que nos prendemos. É mesmo árduo, mas sempre vale mais a pena enfrentar as dores do que ficar desesperado agindo impulsivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário