sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Pergunta de Leitor - Decifrar-se





Faço tratamento com psicólogo já há um ano. Fiz vários exames para HIV que deram negativos, depois de um acidente em que transei sem camisinha há sete anos, mas tenho muito sintomas da AIDS. Posso estar somatizando? O meu psicólogo diz que sim, mas não acredito. O que faço?

          
            Você já faz tratamento com um profissional, mas mesmo assim está aqui perguntando algo que já deve ter perguntado ao seu psicólogo. Será que a resposta dele não te satisfez? Será que você não acredita nele? O que eu vejo, entretanto, é um padrão que parece que vem se repetindo.
            Veja bem, você faz com o seu psicólogo e agora comigo o que já faz com seus exames. Repete sempre as mesmas angústias. Por mais exames que já tenha feito e cujo resultados deram negativo você descrê e continua a pensar que está com AIDS. Em outras palavras, você vive a sua fantasia e nega a realidade.
            Tal como faz com os exames também faz agora com sua terapia. Precisa de um outro psicoterapeuta porque ninguém dá a resposta que quer. E o que quer? Talvez a confirmação da doença que não existe, mas que você acredita que está aí. Viver assim deve estar difícil.
            A doença que te acomete não é a do corpo, que você sabe que não possui, porém a da mente. Precisa investigar o que há em seu mundo subjetivo que você sente que te infecta. Só quando decifrar o seu inconsciente, porque é lá que está a resposta, que você poderá se livrar do que te persegue. Não sei se seu psicólogo percebe essas repetições e conversa sobre elas com você, mas você está procurando nos exames clínicos algo que não vai encontrar. Não é para o sangue que você precisa se voltar, contudo é para o seu mundo interno, sua mente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário