segunda-feira, 27 de agosto de 2018

A Psicologia e as necessidades do Mundo




            Dia 27 de agosto celebra-se o dia do psicólogo, aquele profissional dedicado a criar espaço para se pensar e promover a saúde mental. A psicologia é ainda jovem entre muitas outras ciências, mas nunca se precisou tanto dela quanto hoje em dia. Ela é também muito mal compreendida e sofre inúmeros preconceitos. Quando uma pessoa, por exemplo, quebra uma perna ou está padecendo de alguma enfermidade orgânica todos reconhecem a necessidade de cuidados terapêuticos. Ninguém irá olhar para uma pessoa necessitada de cuidados médicos com desdém ou como se se tratasse apenas de “frescura”. Contudo, isso é o que ocorre quando o sofrimento é da dimensão subjetiva.
            Quando alguém sofre psiquicamente além de ter que lidar com a dor em si tem que lidar também com o preconceito de pessoas que acham que o sofrimento subjetivo é irrelevante ou de menor tamanho. Como se pudesse ser deixado de lado e assim passaria sozinho. Até há pessoas que creem que quem sofre psicologicamente é fraco, sem nenhuma força de vontade. Só que a falta da saúde mental faz muito mal e traz vários prejuízos para a vida da pessoa que sofre e para quem está ao redor.
            Quem sofre psicologicamente não vive bem. Pode até ter condições materiais boas e apropriadas, contar com familiares carinhosos e amigos prestativos, ter muitas boas oportunidades abertas, mas de nada adianta tudo isso se a mente não está bem porque no fim é ela que vai nos possibilitar ou não o que podemos aproveitar da vida. É a mente que dá o tom de como nossas experiências ao longo do tempo serão digeridas. Portanto, uma mente adoecida, sofrendo além da conta, não tem como favorecer uma boa digestão e toda a vida será sentida como pesada, sem sentido e sem graça. A vida torna-se intolerável.
            Quantas pessoas vocês não conhecem que tem todas as condições para estarem bem e serem felizes, mas levam vidas miseráveis? Caindo sempre nas mesmas angústias, nos mesmos erros, atitudes e repetições? Com certeza todos vocês ao menos conhecem alguém assim se não até muitas pessoas assim.  Não tenham dúvidas de que é a mente que nos permite enxergar a vida com bons ou maus olhos. Sabendo disso fica nítido que saúde mental não é brincadeira.
            Há muitas abordagens dentro da psicologia, muitas maneiras de se ver a vida e lidar com ela. Há sempre alguma que fará sentido em algum ponto. No entanto, qualquer que seja a abordagem ou linha teórica escolhida o profissional da psicologia deve cuidar de seu bem mais precioso tanto para o próprio trabalho quanto para a vida: a sua mente. O profissional que não se conhece não tem como ajudar outros a se conhecer. Seria o mesmo que um cego guiando outro cego em beiras de precipício. Para quem pratica a psicologia, psicoterapia, psicanálise, etc. conhecer-se é fundamental. Se o profissional não aprender a escutar as suas angústias, medos e desejos resistirá a conhecer esses conteúdos na pessoa que atende e acabará por fugir ou evitar a relação terapêutica transformadora. Porque mexer no mundo interno nunca é fácil, porém é necessário se queremos aprender a viver bem. Quem se submete à psicoterapia aprende uma das mais importantes lições nesse mundo que é compreender que sobre alguns sofrimentos nada podemos fazer a não ser aceitar, mas que há outros que temos como evitar e dispensar. Em outras palavras a psicologia nos ensina que podemos viver com mais qualidade aprendendo a escolher melhor onde nos metemos e a abrir mão de alguns sofrimentos desnecessários. Está ou não faltando saúde mental no mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário