sexta-feira, 6 de julho de 2018

Pergunta de Leitora - Viver Livre




Sou nova, tenho 28 anos e estou casada há dez anos. Casei porque queria fugir de casa, meus pais são pessoas que não amo e não confio. Minha mãe é uma típica Amelia, cheia de princípios morais. Meu pai é um homem arcaico, cheio de regras e proibições. Achei que poderia ser feliz com meu marido, mas ele não é o homem que amo. Estudei, me formei, sou inteligente, mas não tenho meu ganha pão, de modo que sou dependente dele financeiramente. Quando falei em me separar para os meus pais eles disseram que posso esquecer deles, pois eles não me ajudarão em nada e que nem posso voltar para a casa deles. Meu marido sabe que eu não o amo, e sabe que dependo dele. Não sei qual pode ser a saída para mim. Já até pensei em mata-lo, cometer um crime para me ver livre dele. Assim eu me sentiria livre para fazer o que quisesse. Vivo enterrada na tristeza e decepção.

         Será que você se leva a sério? Provavelmente não. Porque se levasse não falaria tantas besteiras. Você se coloca num cenário teatral e como uma atriz crê que precisa desempenhar um papel, mesmo que seja o de vítima que é levada ao crime por circunstâncias difíceis. Enquanto não sair do palco que encena viver será impossível.
         Seus pais não são as pessoas que você esperava e nunca demonstraram, ao que parece, amor e cuidado. Tanto que você sente que precisou fugir e esta fuga foi o casamento. Inicialmente acreditou que o casamento seria a solução e o passaporte para a liberdade. Assim não ficaria presa aos preceitos rígidos paterno e a submissão da mãe-Amélia. Mas o plano mostrou-se uma furada e o passaporte não teve validade.
         Interessante falar da passividade da sua mãe quando você mesma, sem perceber, vive assim. Estudou, se formou e é inteligente, mas faz o que com tudo isso? Alguém te proibiu de trabalhar e ganhar o seu sustento? Ou isso foi você mesma que decretou, sem nem mesmo se dar conta? Quer se separar do marido que não ama, mas não almeja a independência, pois quer a volta para a casa dos pais, que já foi negada. Parece-me que você acredita que alguém tem que cuidar de você.
         Quem quer ser livre deve trilhar esse caminho e pagar o preço por ele. A liberdade não é dada, mas fruto de uma conquista. Matar seu marido não é se libertar, mas amarrar-se por toda a vida a ele mesmo que seu corpo não mais exista. O crime e ele sempre existirão tal qual fantasmas e viver assombrada não é ter uma vida livre. Está precisando aprender a viver de fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário