segunda-feira, 9 de julho de 2018

Amar requer Coragem




            O tema amor é uma das maiores constantes em nossas vidas. Falamos sobre a necessidade de se viver o amor, de se entregar a ele e tal, mas como quase tudo que é exaustivamente falado pouco se compreende o que ele seja de fato. Até porque o amor não é aprendido através de teorias e ensinamentos, mas apenas ao longo de experiências de vida. Um ponto, entretanto, que muitos não se dão conta é que são poucas as pessoas que tem coragem para amar de verdade. Até pensam que amam, mas o amor passa longe.
            Quando num relacionamento amoroso há a frequente presença do controle o amor não tem como acontecer. É muito comum ver casais que iniciam suas vidas amorosas de forma muito doce e livre. Um encanta o outro e isso vai cada vez mais unindo e formando uma história conjunta. Porém, conforme muito desses casais permanecem juntos aquilo tudo que era amor se transforma em controle e sufoca tanto o relacionamento que muitos acabam sendo desfeitos. O que será que ocorreu?
            O ato de amar requer coragem porque implica se entregar a outro sem jamais possuir o outro. O amor não dá nunca garantias. A gente ama alguém, mas jamais teremos o outro que permanece sendo uma pessoa livre. É perceber isso que faz com que muitos passem do amor para o controle e matam o amor. No começo a gente até se entrega, mas depois de um tempo ficamos com tanto medo de perder o que sentimos ou a companhia da outra pessoa que ficamos covardes e adotamos a falsa ideia de que podemos controlar o outro e nos assegurar.
            Quando isso acontece o amor morre porque amar demanda viver a incerteza do amanhã e se desapegar da certeza do ontem, mas viver apenas o hoje. Só os corajosos se permitem amar verdadeiramente e aceitar que no fundo ninguém é de ninguém. No amor ninguém toma posse do outro, mas apenas vive-se aquilo que o outro se disponibilizar a dar. Haja coragem para isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário