segunda-feira, 2 de julho de 2018

A Verdadeira Riqueza




            Uma antiga parábola oriental conta sobre um grande mestre que vivia bem modestamente numa casa afastada. Uma bela noite um ladrão resolveu verificar se haveria algo de valor a ser roubado. Chegando lá, depois de toda uma grande e difícil caminhada viu que não havia nada de valor, mas o mestre se apiedou dele e tirou a própria roupa que vestia e disse: “Você se empenhou tanto em vir aqui que não vou permitir que vá embora de mãos abanando. Tome minhas roupas e as leve com você.” O ladrão assustado saiu correndo para longe desse mestre enquanto este se deitava nu no campo aberto admirando a lua enquanto pensava Pobre sujeito! Queria tanto dar a ele essa lua!
            Obviamente não precisamos entender a história acima como um convite ou leniência com ladrões e roubos, mas como há coisas no nosso mundo interno que não são possíveis de ser roubadas ou perdidas. Nossa paz de espírito, tranquilidade e bem estar são objetos imateriais e que possuem outra natureza que os impedem serem tratados da mesma maneira que objetos concretos.
            O mestre querer dar a lua nada mais é do que dar um estado de mente que permite viver de forma mais eficiente e prazerosa. No entanto isso não é um objeto físico que pode ser dado, porém pode ser apenas conquistado através do desenvolvimento da mente. O mestre, materialmente, era até mais pobre que o ladrão, mas sua subjetividade experimentava uma riqueza e fortuna totalmente desconhecida pelo ladrão que era de fato aquele que era pobre. Quando não conseguimos aproveitar a vida somos pobres.
            A maior riqueza que existe é a da mente. Não serei hipócrita e dizer que dinheiro não é importante. Claro que é. O dinheiro é uma realidade da vida que precisamos lidar. Ele nos dá conforto, segurança, educação acadêmica e uma série de outros fatores que tornam viver melhor. Sem dinheiro nem comeríamos. No entanto, há muitos tipos de fortunas que precisamos conhecer e conquistar. E o melhor de tudo é que esse tipo de riqueza não tem como nos ser tirada e nem é corroída pela inflação. É incorruptível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário