sexta-feira, 20 de julho de 2018

Pergunta de Leitora - Paz interna




Não gosto nada de minha sogra. Ela é muito enxerida e se mete em tudo na minha vida. É sempre a história de que ela sabe fazer melhor do que eu e sempre ela sabe o que é melhor para o meu marido, filho dela. Sei que ela é mãe dele, mas toda vez, não tem nenhuma vez que não, ela implica comigo. Não sei cozinhar direito, não sei cuidar da casa do jeito que ela quer e meu marido nunca me defende. Minha sogra não perde um minuto sem me criticar e me desvalorizar. Eu a odeio e ela me faz sentir muita raiva. Já cheguei a pensar em me separar para não ter mais que conviver com ela. O que posso fazer?

            Existem pessoas que são abusivas e intrometidas. Pessoas assim não conhecem limites e ultrapassam todas as fronteiras das boas maneiras e educação. Pelo o que você me conta parece que sua sogra é uma dessas pessoas.
            Pessoas intrusivas são sempre primitivas, vivem de atacar e de causar tensões no ambiente. Elas projetam para fora de si o que se passa no seu interior causando toda uma sorte de desagrados ao redor. É que quem não tem uma mente desenvolvida não consegue tolerar e nem conter o que sente e derrama todas as emoções e sentimentos sem nenhum filtro. Por isso a pessoa se torna inconveniente e intrusiva.
            Agora, a questão está em você aprender a se preservar de pessoas assim. Aprender isso é importante não só por causa do que você vive com sua sogra, mas porque sempre se encontra pessoas que funcionam desta maneira. No trabalho, com colegas, familiares, sempre haverá pessoas que nunca desenvolveram filtros para conter seus conteúdos mais primitivos e agressivos e precisamos saber como nos preservar, para que não nos contaminemos com estes mesmos conteúdos.
            Provavelmente o que acontece é que sua sogra desperta em você essas emoções que você citou como raiva e ódio e você ainda não aprendeu a lidar com o que sente de maneira mais eficiente e que não fique tão envolvida. Em outras palavras sua sogra te vende essas emoções e você as compra. No final é você quem fica com o produto dela. Quando aprender a não mais comprar aquilo que não te pertence a sua sogra não terá mais nenhum poder sobre você. Apenas quando puder compreender que o que você sente não depende de sua sogra poderá de fato se preservar dela. Ninguém pode definir como vamos nos sentir. Isso só depende de nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário