segunda-feira, 16 de julho de 2018

Mudanças e Transformações




            A vida está em constante mudanças e transformações. Nada permanece fixo eternamente. Nosso corpo envelhece e traz inúmeras limitações. Os filhos crescem e deixam de ser crianças. Nossas emoções mudam e o que fazia tanto sentido no passado pode mudar completamente em outro tempo. Na verdade sabemos disso tudo e chega até ser clichê dizer que tudo muda, todavia as pessoas até sabem disso, mas não aceitam que isso realmente acontecem. Elas sofrem quando as coisas mudam e não encaram bem as transformações e vivenciam muitos sofrimentos desnecessários.
            Mesmo tendo em mente que as coisas nunca são fixas as pessoas ainda criam expectativas de que nada mude. Isso mostra o quanto as mudanças geram tamanha ansiedade que fazem com que pessoas racionais fiquem apegadas irracionalmente a tudo o que eventualmente mudará. Há pessoas, por exemplo, que não aceitam o envelhecimento e se ressentem quando percebem que vem envelhecendo e que não controlam isso. Ficam ressentidos e amargurados com um processo natural e tornam a própria vida muito pior.
            Em casais há quem não aceite que seus cônjuges mudem com o tempo e criam situações de grande sofrimento quando exigem que o casamento seja sempre o mesmo que um dia foi. Há pais que não aceitam que seus filhos cresçam e se tornem independentes. Em resumo, mesmo sabendo que tudo muda ninguém quer mudar.
            Quanto mais negamos a transitoriedade das coisas mais criamos sofrimentos porque as coisas mudam independentes de nós. Ninguém controla a natureza da vida. Desapegar, que muitas religiões exaltam, é justamente não se fixar em algo como se fosse para sempre, mas se permitir transformar e com isso amenizar sofrimentos desnecessários. Façam a experiência de em um único dia perceber quantas emoções surgem e desparecem em suas mentes. Ficamos bravos, encantados, excitados e de uma hora para outra tudo passa. Assim é a vida, até mesmo ela passa e entender isso nos ajuda a sofrer menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário