sexta-feira, 13 de julho de 2018

Pergunta de Leitor - Azar ou Más Escolhas?




Me sinto o homem mais azarado do mundo. Estava numa grande empresa e prestes a ser promovido para um cargo melhor e mais bem remunerado quando por acaso me envolvi sexualmente com a mulher do meu chefe e ele descobriu e é claro que fui demitido. Outra vez estava indo bem numa outra empresa quando tive a chance de ser chefe de um projeto que sempre foi meu sonho, mas devido a uma briga feia que tive com um colega de trabalho por causa de divergências no esporte meu projeto foi reconsiderado e não obtive essa chance. Fico sempre no mesmo lugar profissionalmente, sem crescer. Não sei o que me acontece e o que faz outros terem sucesso onde eu só fracasso. Deve ser muito azar mesmo. O que faço para mudar tanto azar?

         Você explica o que te acontece concluindo que se trata de azar, ou seja, algo independente de você mesmo. Talvez acreditar no destino azarado seja mesmo mais cômodo e te traga alívio. Afinal, pensar em outra coisa que não seja o azar pode ser muito desconfortável.
         O azar é uma bela desculpa que você arranja para evitar refletir sobre a sua responsabilidade em sua vida. Você fala como se todos esses eventos lhe tivessem acontecido de forma gratuita, como se você nada tivesse a ver com eles. Entretanto, se olharmos mais atentamente podemos enxergar que você os escolheu e os criou.
         Freud, criador da psicanálise, percebeu em muitas pessoas algo como medo do próprio sucesso. Parece estranho isso, mas a mente funciona de formas muito diferentes do mundo lógico e possui sua própria lógica e regras. Na consciência uma dada pessoa pode almejar o sucesso e conquistas trabalhando duro para chegar a tudo o que deseja, mas inconscientemente essa pessoa pode estar trabalhando para evitar o sucesso. Nos dois casos você mesmo puxou o próprio tapete e não foi apenas coincidência. Quando coisas assim se repetem não se trata de mera coincidência, porém de algo inconsciente.
         No primeiro exemplo você, entre todas as mulheres disponíveis no mundo, se envolveu com a que não podia. Por que será que fez isso? Parece-me muito autodestrutivo. No segundo caso será que a briga não poderia ter sido evitada? Principalmente quando havia tanta coisa em jogo? A pergunta é: qual foi a sua responsabilidade em tudo o que te aconteceu?
         Hoje você cria o caminho para o sucesso, mas o joga fora quando está para ser concretizado. O medo é de ter sucesso e vai precisar descobrir porque faz isso consigo para poder ser diferente e mais favorável a si próprio. Precisa do saber que a análise pode te proporcionar, o saber de entender a própria mente e abrir mão da destrutividade. Que tal agora empreender sua análise e não sabotá-la?

Nenhum comentário:

Postar um comentário