sexta-feira, 29 de junho de 2018

Pergunta de Leitora - Vida e Medos




Tenho muito medo de morrer. Tenho pesadelos com isso ou de ficar doente e de sofrer dores horríveis. Aliás, a velhice me assusta diariamente e fico extremamente abalada com esse fato. E ter dores então? Como posso me livrar de tudo isso? Como ser uma pessoa que sofre menos na vida?


            O seu sofrimento é psicológico. Ele tem mais a ver com suas criações e fantasias do que com a realidade. Por que alguém teria medo da morte? As pessoas falam da morte como se ela se tratasse do fracasso da vida. Mas a morte é parte da vida. É um fato e uma verdade muito simples e não há como negar isso até porque negar a morte é negar a vida. O seu medo não é da morte que é um processo natural, mas tem medo das suas fantasias em relação a morte.
            A velhice lhe causa preocupações? Já percebeu que quem mais se preocupa com a velhice são aqueles que não são velhos? Os velhos estão vivendo como podem, se virando e não pensam na velhice em si. É você quem pensa nela e faz dela algo muito assustador. Envelhecer também é parte da vida.
            A dor física também pertence à nossa realidade. Se agora você está sem dor aproveite, curta a vida assim, mas se estiver com dor é necessário buscar tratamento adequado. É a única coisa que podemos fazer a esse respeito e nada mais. É impossível conceber uma existência sem que haja dor uma hora ou outra.     
            De nada adianta ficar filosofando sobre morte, dores e envelhecimento. São fatos incontroláveis. Talvez o que te assusta é tudo aquilo que você não controla. A vida não pode ser controlada. Ela foi feita para ser vivida, experimentada. Tentar controlar a vida e/ou assegurar uma existência muito perfeita é uma perda de tempo pois foge da realidade. Quem sabe procurar ajuda profissional não possa te ajudar a pensar sobre as suas verdadeiras questões e não as questões da vida que apenas podemos aceitar? Ao temer a vida e se preocupar excessivamente sobre ela é uma maneira de não vive-la. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário