segunda-feira, 21 de maio de 2018

Um Bom Negócio





            Os desafios, sejam emocionais, profissionais, pessoais ou de qualquer outra natureza sempre se apresentam em nossas vidas e não há como ser diferente. Até gostaríamos de viver sem nenhuma adversidade, porém isso é ilusório e nunca vale a pena desejar o impossível, pois isso só promove a infelicidade. Portanto, o melhor é acolher os desafios e não brigar com eles.
            Só que temos duas opções quando nos deparamos com algum desafio ou tarefa difícil que nos é exigido pelas circunstâncias da vida. A primeira e mais fácil de todas é virar as costas ao desafio ou simplesmente desistir. Já a segunda opção é aprender a lidar com a adversidade.
            Enquanto algumas pessoas justificam a desistência de enfrentar as dificuldades da vida dizendo que não conseguem, que não dá, que é muito trabalhoso; outras resolvem encarar as dificuldades de frente fazendo o possível para tirar boas aprendizagens. Há pessoas que nem mesmo tentam lidar com as adversidades, porém há outras que se esforçam o máximo para obter uma melhor condição de vida.
            São muitos os fatores e razões que levam uma pessoa agir por um jeito ou outro frente aos desafios: tipo de educação, modelos familiares, maior ou menor tolerância às frustrações, etc. Contudo, só crescemos ou só nos tornamos verdadeiramente adultos quando escolhemos como vamos viver. Quando passamos a ser responsáveis pela nossa vida.
            O que vai permitir escolher bem é entender a diferença entre essas duas maneiras de se lidar com os desafios. Desistir, por exemplo, é mais imediato, infantil e sem custo pessoal algum. Quem desiste fácil arruma mil e uma justificativas e todas elas baseadas numa falsa racionalidade. Quem enfrenta as dificuldades sabe que vai pagar caro e que isso é mais difícil do que criar justificativas para a estagnação. Todavia ,as conquistas advindas dos esforços são recompensas valiosas que só enriquecem e dão um gosto para vida da qual se torna impossível abrir mão. No fim, ser adulto é sempre um melhor negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário