sexta-feira, 20 de abril de 2018

Pergunta de Leitora - Peso na Vida




Tenho muito medo de mudar. Já tive muitas experiências nada boas em minha vida e hoje eu prefiro sempre me apegar ao que já sei e conheço, para não correr riscos. Já tive um relacionamento que a pessoa por quem estava apaixonada me enganou de maneira torpe e agora não consigo me relacionar com ninguém mais de maneira aberta. Até tenho um caso aqui e outro lá, mas nunca mais me entreguei como antes. Não sei quando vai vir o golpe. Alguns amigos me dizem que isso é besteira e que eu posso confiar mais. Mas como confiar se as pessoas são tão perigosas e o que você pensa que é seguro na verdade não é?

            Buda costumava contar uma história: uma pessoa precisava atravessar um rio com forte correnteza para chegar à outra margem. Como não sabia nadar pensou então em construir uma jangada que lhe auxiliasse na travessia. Juntou madeira, cordas e se dedicou a fabricar a jangada e com isso teve sucesso em chegar ao outro lado. Ao descer da jangada pensou consigo “Que bom instrumento essa jangada, que me serviu muito bem para atravessar o rio. Devo levá-la comigo para quando eu precisar de algo que me ajude nos momentos difíceis.” E assim seguiu caminho por uma pradaria carregando nos ombros uma jangada.
            A jangada foi boa para aquele momento, mas para outros certamente não servia. Mas como se desapegar daquilo que acreditamos que seja a resposta para tudo? Parece-me que você vive justamente essa questão. Você vive hoje, outro momento em sua vida, outro relacionamento, mas como se tratasse ainda daquele primeiro. Assim fica muito pesado.
            Ao vivermos passaremos, com toda a certeza, por experiências desagradáveis e dolorosas. Mesmo assim essas experiências podem ser usadas para aprendermos, para ficarmos mais calejados e sábios. Se as experiências de vida são usadas desta forma elas se tornam matéria prima para o nosso crescimento e faremos um bom uso do que nos aconteceu.
            Entretanto, se o que passamos é usado para nos fecharmos, deixamos de crescer. A dor que você teme já aconteceu, está situada no passado e não quer dizer com isso que precisa se repetir, ou pelo menos não precisa se repetir da mesma maneira. Para cada situação precisará aprender a desenvolver novos recursos para lidar com o que sente. Infrutífero é usar sempre o mesmo recurso para todos os momentos. Viver assim é ineficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário