segunda-feira, 23 de abril de 2018

Amor e Liberdade




            Frequentemente nos equivocamos no que concerne ao amor. Acreditamos que amamos quando sentimos que pertencemos a alguém e/ou que alguém nos pertence. Namorados creem que há amor quando seu parceiro ou parceira são quase como que propriedades suas. Pais agem como se seus filhos e, futuramente, netos fossem posses. Contudo, isso é um erro que nada tem a ver com o amor. Muito pelo contrário, agir como se aquele que amamos nos pertencesse é anti-amor.
            Para o amor existir de fato requer liberdade. Sem esta não há condições para o amor florescer. Quando o amor é transformado numa questão de posse e de controle suja-se algo muito precioso. Amor não é para se ter, mas para se viver. Quando ele surge podemos nos encantar e abrir os braços para recebe-lo, bem como sentirmos gratidão para com a vida, mas jamais podemos engaiolar o amor para que seja como um objeto que sempre fique ao nosso alcance. Coisificar o amor é o mesmo que matá-lo.
            Para amar é necessário coragem porque o amor jamais é estável. Os filhos crescem, terão ideias próprias e terão que seguir o caminho que precisam mesmo que não concordemos com isso. Nossos cônjuges são pessoas separadas e independentes que podem em qualquer momento não desejar mais a relação em que estão e partir para outra. Quem ousa amar tem que aceitar que pode se machucar e que nunca terá alguém de fato. Tem que aceitar que o amor dá apenas o momento e nunca garante nada. Não há apólice de seguro para o amor. É uma aventura sem segurança.
            Ao prender alguém nos nossos braços nos enganamos que se trata de amor. Mentimos e, pior, acreditamos nas mentiras que nós mesmos criamos. Ao prender alguém nos sentimos seguros, construímos estabilidade, mas tudo será falso. Ou a gente aprende a acolher a instabilidade do amor e o vivemos verdadeiramente ou nos afundamos em nossas mentiras e enganos para nos sentir seguros. É preciso escolher porque as duas coisas juntas são impossíveis. Tomar consciência do que escolhemos e como escolhemos durante a jornada da vida é fundamental para a qualidade das nossas experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário