segunda-feira, 16 de abril de 2018

Máscaras




            Usamos tantas máscaras ao longo da vida que esquecemos como é nossa verdadeira face. Ás vezes nem mesmo conhecemos nossa face porque só usamos máscaras, uma atrás da outra, e cada uma maior e mais pesada que a primeira. O que são essas máscaras? São nossas “certezas”, nossas definições e nossas imposições. O resultado é que terminamos conhecendo mais a pessoa que achamos que devemos ser e não conhecemos nada a pessoas que de fato somos.
            Quantas pessoas não falam grosso por aí, cheias de pose, esbanjando arrogância, quando no fundo estão inseguras e cheias de medo? No entanto, vestem a máscara da confiança mesmo que esta máscara seja uma bela mentira. O problema disso é que não conhecer os próprios temores impede que eles sejam devidamente elaborados e superados. Ficamos frágeis e vulneráveis e vamos gastar nossas energias em constantes trocas de máscaras para mantermos nossa ilusão de segurança. Conhecemos nossas máscaras e não nossa pessoa.
            Quem nunca se deparou com aqueles que estão sempre contando vantagens e diminuindo os outros? Vestem essa máscara porque temem o vazio interno que sentem e que não sabem lidar. Fingir, acreditar no fingimento e fazerem os outros acreditarem tornou-se, infelizmente, uma arte que inúmeras pessoas praticam com cada vez mais maestria. A arte do fingimento é a arte do engano para não se deparar com a verdade. Tememos quem somos e nos cobrimos com máscaras muito rebuscadas. Viver assim é viver num baile de máscaras onde ninguém se relaciona com ninguém, mas se relaciona com as fantasias que cada máscara carrega. Entretanto, embaixo da máscara há sempre um rosto a ser descoberto.
            Quando tiramos a máscara podemos delinear o contorno de nossa verdadeira face. Esses contornos são feitos com nossos sonhos, nossas possibilidades, nossas forças, bem como também com nossas fraquezas que quando acolhidas nos tornam humanos. Achamos que aquilo que chamamos de fraqueza nos torna feios, porém é justamente o oposto, nossas fraquezas são humanas e por isso mesmo carregam uma beleza muito mais pura e verdadeira do que as máscaras nos dão. Quando nos relacionamos com os outros e conosco mesmo temos que olhar embaixo das máscaras e não ficar imobilizados pela superfície que está sempre tentando nos enganar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário