segunda-feira, 5 de março de 2018

Saúde Imaginária




            A doença imaginária é extremamente nociva. Aquelas pessoas que imaginam as piores doenças para si limitam muito a própria vida e vivem sempre numa ansiedade extrema. Todos sabem disso e a hipocondria é bem estudada nas literaturas médicas e psicanalíticas há anos. Porém, o que ninguém presta muita atenção é que a saúde também pode ser imaginária e ela, também, pode ser nociva à vida.
            A saúde imaginária é quando a pessoa nega seus males, sejam eles orgânicos ou psicológicos, e prefere “desconhecer” o que se passa consigo para assim não ter que se cuidar ou se responsabilizar pelas ações a tomar frente à sua condição. A ignorância é comumente mais cômoda, mas é infinitamente mais prejudicial. Lidar com a doença ou saúde imaginárias implica em se responsabilizar pela própria vida interna mental, o que sempre dá trabalho.
            Ninguém nasceu sabendo cuidar de si, porém é algo que se aprende se for aberta essa possibilidade. Ficar apenas naquilo que é imaginado é uma maneira de evitar as aprendizagens da vida e de permitir que a vida e os outros decidam o desenvolvimento dos acontecimentos. Uma pessoa constantemente levada de cá para lá como um barquinho numa onda insana não tem como ser feliz.
            Imaginar saúde quando ela não existe impede lidar com as realidades, muitas vezes duras, e de aprender sobre a condição humana que sempre requer cuidado e atenção. Quem imagina saúde assim se engana e se sente onipotente. Inúmeras pessoas através de suas defesas onipotentes negam os cuidados necessários que precisariam buscar para dar uma qualidade e dignidade melhor à vida. Quantas pessoas não negam a vacina ou tratamentos essenciais porque “acreditam” que têm tudo sob controle? Quantos se esquivam de procurar psicoterapia porque têm como certo que o que vivem não é nada demais e que é só questão de tempo para passar ou de que não precisam se conscientizar do que fazem consigo mesmo? O resultado é sempre cair do pedestal e pagar um preço mais amargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário