sexta-feira, 9 de março de 2018

Pergunta de Leitora - Verdade versus Mentira




Tenho um filho adotivo. Peguei-o ainda bebê com apenas 5 meses. Sou legalmente mãe dele, ou seja, passei por todos os trâmites legais para ser mãe oficial. Hoje ele já tem 7 anos e nunca soube de sua história. Minha dúvida tem a ver se conto para ele a sua história ou não. Meus parentes e os do meu marido acham que nada deve ser dito, que ele deve sempre pensar e acreditar que é nosso filho biológico. Mas fico com medo de esconder parte da história dele e que isso venha a ser descoberto em circunstâncias nada agradáveis. O que faço? Como devo proceder?

            A história bíblica de Moisés conta de um menino judeu adotado pela irmã do faraó e criado como pertencente a nobreza egípcia. Já mais velho Moisés descobre que na verdade a sua origem é outra e o faz se rebelar contra os egípcios e acolher a dor de seu povo. Será que a mãe adotiva de Moisés se sentiu traída? Será que se ele nada soubesse isso teria influenciado em quem ele era? Enfim, nunca vamos saber, afinal só podemos saber do que aconteceu e não do que poderia ser.
            O mesmo acontece com você. Não há como saber o que você deve fazer, mas me parece que você tem algumas ideias que te levam a crer que esconder a história de vida dele pode não funcionar. A mentira, como já diz um ditado antigo, tem pernas curtas e pode ser em qualquer momento revelada. Como ele se sentiria não temos como saber, mas só podemos especular que seria, no mínimo, conflituoso.
            Agora, a pergunta que me surge é se o que te faz desejar ocultar essa história de seu filho tem a ver com o fato de pensar que se ele souber da sua origem vai faze-lo te amar menos? Não temos também como saber, já que pode ser justamente o contrário que ocorra: ele te amar mais. Enfim, há tantas variáveis que não há como prever nada. 
            Pode até ocorrer que você acredite que esconder a verdade seja uma maneira de resguardá-lo, mas resguardá-lo do que? Será que ele não seria capaz de enfrentar a sua própria história e fazer dela o melhor proveito? Por que devemos pensar no pior quando há na verdade uma bela história envolvida? Não há respostas fáceis para o que você vive, mas só sei que a verdade, quando dosada com amor e respeito, é sempre mais simples e eu acredito mais nas coisas simples do que nas muito rebuscadas. Mentir é sempre rebuscar aquilo que pode ser encarado com mais naturalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário