sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Pergunta de Leitora - Guerra Fria




Meu marido e eu somos recém-separados. Temos dois filhos adolescentes que amamos muito. Nossa separação envolveu inúmeras brigas e troca de ofensas e nossos filhos foram espectadores desse horror. Agora eles moram comigo pois eu tenho a guarda judicial. O pai passa o fim de semana com eles. Eu e meu ex marido não nos falamos, mas percebo que há uma guerra no ar. Brigamos agora indiretamente através dos nossos filhos. Tanto ele quanto eu estamos comprando nossos filhos com presentes, passeios e outros mimos. Parece que até há uma disputa para ver quem dá o melhor presente. E já houve vezes que já quis que meus filhos gostassem mais de mim do que do pai e que não quisessem ficar com ele. Acho que agora estou assustada com meu ódio por ele e tenho medo do que isso tudo pode interferir na vida dos meus filhos. O que pode me dizer?

            Quando um casamento termina com troca de ofensas e com muito ódio envolvido é porque o casal atrasou em se separar. Chegou a um ponto insustentável e desgastante. Se não há atraso em se separar o divórcio pode ser algo mais palatável e natural, sem tantas baixas. Infelizmente, esse não foi o seu caso, que terminou em guerra e iniciou outra. A guerra fria que vivemos anos atrás era uma troca “indireta” de hostilidades e ameaças e você e sua família vivem sob uma guerra fria doméstica que só traz sofrimentos e empobrecimentos.
            Apesar de você e seu ex marido estarem formal e legalmente divorciados, na verdade ainda não estão separados. O divórcio ocorreu, mas a separação ainda não. Até hoje vocês estão envolvidos no ódio que sentem um pelo outro e aparentemente não querem se separar desse sentimento. Os dois estão agindo para atingir o outro, para mostrar quem pode mais, continuam querendo ver quem vai vencer. Estão apaixonados, mas o que estrutura essa paixão não é o amor, mas o ódio. É verdade que podemos nos apaixonar pelo ódio.
            Agora, as maiores baixas dessa guerra fria entre vocês são os seus filhos. O modelo que vocês priorizam e vivem é o modelo da busca pelo poder e não o modelo do entendimento. Isso, certamente, poderá causar muita confusão em seus filhos, criando valores deturpados e irreais. Hoje vocês não criam seus filhos, porém os seduzem e sedução é sempre prejudicial porque distorce os valores mais importantes e valiosos. Seduzir visa apenas os objetivos mais baixos e nunca os mais nobres.
            Sedução aqui tem o mesmo sentido que manipulação, ou seja, vocês manipulam seus filhos para conquistar os objetivos mais torpes. Seduzir também convida seus filhos a serem infantis e acreditarem que vocês precisam dar a eles tudo o que precisam. É isso o que desejam para os seus filhos? Você não precisa gostar do seu ex, mas vocês dois precisam finalizar a guerra e assinarem um acordo. Senão vão continuar abusando dos filhos através da sedução. O fato de você me escrever já é um bom sinal. Que tal ir em frente e crescer para que seus filhos também possam crescer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário