sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Pergunta de Leitor - Escrevendo a Vida




Assistindo a série Breaking Bad eu vi um homem de meia idade levando uma vida medíocre e engolindo muitas humilhações. Depois de descobrir que tinha um câncer incurável e no máximo dois anos ainda, resolve mudar completamente de vida. Virou traficante de drogas, ganhou dinheiro como nunca e começou a fazer tudo o que antes não tinha coragem para fazer mas que sempre quis. Não tenho câncer, mas minha vida parece a dele antes dessa transformação. Por que não tenho coragem para viver? Será que preciso de uma doença fatal para mudar? Queria ser diferente, mas sou medíocre. No trabalho, na vida. Minha mulher me abandonou, meus filhos não ligam para mim. O que me acontece?


            Nessa série que você menciona o protagonista ao se dar conta que tinha o tempo contado começa a fazer muitas coisas. Antes ele se inibia, reprimia em tudo. Após o diagnóstico fatal decide romper com suas inibições e se joga completamente numa vida louca. A verdade é que ele se perverteu. Ao tornar-se traficante ele não estava vivendo de verdade, mas mostrando a revolta que sentia. Era mais ódio que qualquer transformação verdadeira. A mudança dele tinha mais a ver com a raiva e ressentimento que sentia em relação à vida e a ele mesmo.
            No entanto, por que você acredita que precisa de uma doença tão severa para transformar-se? Você parte do pressuposto de que uma doença seria razão suficiente para uma mudança. Mas não precisa disso na verdade. Você pode começar a se transformar agora.
            Quem te segura? Quem te aprisiona? Não há nada, provavelmente, que te impede de viver mais prazerosamente a vida. O que te impede é você mesmo. Sabe-se lá por que razão você não se autoriza a viver. Vira um espectador da vida e não protagonista da sua vida. Estar nessa posição só resultará em ressentimento, lamentações e sentimentos de baixa autoestima. Você não precisa de uma tragédia para começar a mudar a forma como vem vivendo.
            Quem sabe um primeiro passo não seja procurar por uma análise? Ao investigar os motivos que te fizeram acreditar que você tem que viver desse jeito insatisfatório poderá também encontrar saídas. Poderá se reinventar de maneira mais eficiente. O roteiro da série que é a sua vida ainda está sendo escrita. Que tal você aprender a se responsabilizar por isso? E em vez de Breaking Bad poderá ser Breaking Alive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário