segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

A Escuta é Fundamental



            O vídeo acima feito pelo TED Conversations, que sempre traz assuntos interessantes e importantes para refletirmos, mostra o quanto uma das habilidades mais importantes para nós humanos não vem sendo praticada o suficiente. Essa habilidade trata-se da escuta que é fundamental para o bom desenvolvimento de todos. Sem a escuta não temos como nos tornar verdadeiramente humanos.
            A psicanálise, ciência criada por Freud e método psicoterapêutico dos mais valiosos, sempre entendeu a importância vital da escuta. Porém, não sabemos escutar naturalmente, pois se trata de uma habilidade que necessita ser aprendida e desenvolvida e isso só se dá à medida que alguém, primeiro, nos escuta. Já começa desde o berço quando a mãe e pai “escutam” seu bebê e trazem um sentido para o que se passa com o pequenino. As emoções de uma criança pequena são vivenciadas, muitas vezes, intensamente e de uma forma que gera terror, mas quando os pais a escutam e transformam sua experiência em sentidos e significados o bebê tem a chance de se reconhecer e aprender com o que sente.
            A escuta é fundante da condição humana. Quem nunca foi escutado não aprende a se escutar e, portanto, acaba por desconhecer a si mesmo caindo repetidas vezes nos mesmos erros e sofrimentos psicológicos. A psicanálise, que é arte da escuta, ajuda os analisandos a aprenderem a se escutar para poder se humanizar. Como mostrado no vídeo disponibilizado acima estamos todos preocupados em falar bem e usar do nosso discurso para influenciar pessoas. Há inúmeros livros que ensinam como fazer uso da oratória, contudo não existe nenhum que nos ensine a ouvir a si mesmo e o outro.
            A sociedade seria muito melhor se a escuta fosse praticada com mais frequência. O remédio mais básico que deveríamos ter a nosso dispor seria o direito de ser escutado. Quantas crianças necessitam ser escutadas, mas ninguém lhes dá ouvidos? Quantos idosos são abandonados sem ninguém para ouvir o que eles precisam dizer? Quantas vezes que o que mais necessitamos não é de soluções mágicas, mas apenas alguém que esteja ali e que se coloque disponível para escutar a nossa alma? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário