sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Pergunta de Leitora - Empalhada




Hoje tenho 40 anos e casei-me quando tinha 23. Era cheia de vida e alegrias, tinha muitos sonhos e muita vontade de experimentar de tudo. Namorei meu atual marido por dois anos e ele me conheceu nesse período em que eu era tão viva. Só que o tempo foi cruel e meu marido me podava cada vez mais, sempre foi cheio de ciúmes. Hoje não trabalho, não tenho perspectivas de vida e me sinto morta. Não sei onde foi parar aquela jovem do passado. Meu marido foi aos poucos me matando e me deixando insegura. O que não entendo é por que ele me fez isso. Por que ele foi minando minha confiança e meus sonhos se quando ele me conheceu eu era assim? Ele me deprecia e tudo que eu falo que eu gostaria ele zomba. Só que hoje eu dependo dele financeiramente. Tenho medo de me separar. Tenho medo de ter que lutar pela vida estando tão despreparada. O que faço? Me separo? Mas acho que ainda gosto dele.

            Infelizmente muitos casais começam com muitas e lindas promessas mas com o tempo toda a vida e cor vão desbotando até ficarem um par irreconhecível. Pelo email que você me mandou posso fazer uma ideia do porque isso ocorreu. É apenas uma ideia que talvez possa te ajudar a pensar sobre o que de fato vem acontecendo na sua vida.
            Vamos começar com os ciúmes. O seu marido, no passado, se sentiu atraído por toda a sua vitalidade, pela explosão de cores e sonhos que você portava e que possivelmente encantava não só a ele, mas como muitos outros homens também. Aí pode ter vindo o medo de ser traído e com isso sofrer e se sentir humilhado. É uma história que acontece com frequência, muitos homens se apaixonam por mulheres exuberantes, mas devido à própria insegurança passam a secretamente odiar toda aquela exuberância que tanto os havia chamado atenção.
            Quando um homem não acredita em sua capacidade de encantar uma mulher cheia de vida, de estar sempre renovando a relação, ele passa a podar a mulher e toda a sua vivacidade. Assim, com a mulher murchando, murcha também o desejo. Mulher sem desejo não trai e por isso mesmo faz o homem se sentir mais seguro. Porém, isso tem um alto custo, pois o homem torna-se um carcereiro e onde antes poderia haver uma relação bonita e cheia de gostosas descobertas vira um casamento morto.
            Você tem que também pensar porque acabou entrando nessa posição tão desanimadora. Seu marido não é o único responsável pela perda de vida que você sente que lhe ocorreu. Se seu marido te “empalhou” como um caçador que mata um animal esplêndido para exibir morto na sala de estar, você também se permitiu que isso te acontecesse. Creio que isso tem a ver com o medo que você sente de ter que lutar por viver, como você mesma disse no email. Sonhar é uma coisa, mas lutar por sonhos e desejos é outra bem diferente. Será que o medo que você sentia fez com que você fosse se deixando empalhar? Apenas respondendo o que você fez consigo própria pode te ajudar a sair dessa situação e encontrar ou construir outra que lhe seja mais favorável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário