sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Pergunta de Leitora - Quedas Inevitáveis




Depois de quase uma década tentando engravidar eu finalmente consegui! Minha filha é linda e tem hoje quase três anos. Mas temo muito por ela. Ela até hoje não aprendeu a andar. Já a levei a vários especialistas e todos foram unânimes em afirmar que ela não tem problema algum e que poderia andar normalmente. No entanto, ela não anda. Tenho medo profundo e  muita angústia que algo esteja errado com ela. Tenho medo que ela se machuque. Eu quero o melhor para ela. Ela é o meu tesouro precioso. Não deixo que ela fique com mais ninguém com pavor de que não cuidem direito dela. Disseram que ela pode ter problemas psicológicos e que por isso não anda. Mas como uma criança bebê de apenas três anos pode ter problemas psicológicos? Estou assustadíssima. Por favor, me ajude.

            Você procura no organismo biológico uma explicação do por que sua filha não anda. Fica desesperada e conclui que algo muito errado está acontecendo. Os médicos terem afirmado que nada havia na saúde física de sua filha não adianta e nem te alivia. Parece que você sente que eles deixaram de ver algo. Quando dizem que pode ser psicológico você se assusta e nega. Afinal, você pergunta, como pode uma criança ter problema psicológico? Talvez ela não tenha mesmo problema algum, nem físico e nem psicológico, mas alguma coisa ocorre. Aqui vai alguns pensamentos meus.
            Depois de tanto tempo sonhando com uma gravidez e uma criança sua filha chega. É algo muito especial e te enche de alegrias. Porém, te enche também de medo. Temos medo de perder aquilo que nos dá tanta felicidade e, ás vezes, o medo é tão intenso que impede aproveitar o que é bom. Fica-se apenas a angústia de se tentar se livrar do medo.
            Será que não é isso o que está te acontecendo? Que seu medo de que algo aconteça à sua filha é tão grande que faz com que você a “superproteja”? Só que super proteção não é proteção, mas invasão. Talvez o seu medo esteja invadindo a mente de sua filha que fica então imobilizada. Sabia que crescer implica em sofrer também? Se você impede que sua filha enfrente os sofrimentos necessários à sua idade como ela poderá crescer e se desenvolver? Uma criança só aprende a andar caindo. É fato. Se você não tolera que sua filha caia ela não poderá andar nunca. Será que você já pensou por esse lado?
            Com isso não estou dizendo que seja sua culpa o fato de sua menina não andar. Apenas estou dizendo que muito medo impede o desenvolvimento. Você tem medo de que ela se machuque, mas isso é inevitável. Você conhece alguém que passa pela vida sem se machucar física ou emocionalmente? Duvido. Agora se você aprender a encarar que alguns tombos fazem parte da vida poderá relaxar e com isso quem sabe sua filha também não relaxe? Quem sabe não seja a hora de você procurar ajuda profissional para lidar melhor com seus medos e angústias? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário