segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Potencialidade




            Muita gente imagina, erroneamente, que a mente é algo com que todos nós nascemos. Isso é um engano. Na verdade, todos viemos ao mundo com a potencialidade de uma mente. Há uma mente em potencial dentro de nós, mas se vai mesmo se transformar, se desenvolver e expandir é outra história. É preciso também levar em consideração que quando me refiro a mente aqui nada tem a ver com o órgão chamado cérebro.
            O cérebro é um órgão que todos dependemos para exercer bem as funções neurológicas. Todavia, a mente é outra coisa e de natureza distinta. A mente não nos é dada biologicamente. Não basta nos alimentarmos bem, viver saudavelmente sem grandes males, ter higiene, etc. Isso tudo ajuda em construir um corpo com todos os seus sistemas funcionando apropriada e satisfatoriamente. Contudo, todo esse cuidado biológico e orgânico, extremamente importante, não é o que constrói uma mente.
            Podemos pensar na mente como um espaço interno simbólico que nos permita pensar e elaborar o que nos acontece no decorrer da vida. Sem esse espaço metafórico tudo ficará a cargo das reações instintivas e pulsionais. Assim, quando algo nos ocorre vamos responder rápida e instintivamente. O problema disso é que nos deixa bestiais e não verdadeiramente humanos. Viver tão somente através das reações é uma forma de vida primitiva e limitada. Os instintos e pulsões nos vêm gratuitamente, sem a necessidade do menor esforço da nossa parte, mas com a mente não é assim.
            Construir uma mente implica em usar o pensamento. Entendam aqui que pensamento não é apenas aquilo que nos permite fazer uma conta matemática ou responder testes de lógica, mas é aquilo que nos humaniza de maneira a responder saudavelmente aos eventos que nos acontecem. Ao invés de se entregar a uma reação instintiva podemos pensar como vamos responder a determinada situação. Quando criamos um espaço para pensar as experiências de vida podemos abrir mão das reações e criar respostas. A mente responde à vida e não tão somente reage. Porém, para construir uma mente requer-se paciência, pois não se dá de uma hora para outra, mas através de muitas experiências que vão criando referências e tolerância às frustrações. Quem quer viver bem necessita desenvolver uma mente e quem quer desenvolvê-la precisa aceitar que a potencialidade de mente com que nasceu necessita ser cultivada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário