sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Pergunta de Leitora - Na vida ninguém está a passeio




Acho viver tão difícil. Quando era mais jovem foi difícil fazer a faculdade quando minha família não tinha recursos. Depois foi também difícil começar a vida profissional que até agora não vai muito bem porque não está estabilizada quanto eu gostaria. Tive vários empregos, mas era complicado saber me relacionar com os colegas que queriam um puxar o tapete do outro. Nunca fui de fazer conchavos e ser duas caras. Casei e estar em um casamento é também muito difícil e muitas vezes penso que seria melhor não ter casado e agora tenho um filho de 4 anos e está muito difícil cuidar dele, levar para escola. Não vá pensar que eu não ame meu filho mas é que a vida é muito difícil e vejo tanta gente vivendo como se não fosse. Acho que elas são inconscientes das dificuldades que têm que enfrentar e se fingem de felizes. Não consigo fingir, sou autêntica. Mas fico me perguntando como viver com menos dificuldade.

            Você diz que a vida é difícil, mas quem lhe disse que a vida teria que ser fácil? De onde tirou a ideia de que as coisas iam ser um mar de rosas plácido e sem nenhuma tormenta para abalar? Talvez o que você espere da vida seja algo irreal e inexistente e por isso mesmo sofre.
            A verdade é que ninguém veio para a vida a passeio. Viver demanda toda a nossa criatividade e forças e não temos como jamais parar de desenvolver recursos para nos ajudar a lidar com as adversidades que certamente surgirão. A condição humana é de muito trabalho e aceitar isso facilita.
            Quando não aceitamos bem a nossa condição achamos que somos vítimas da vida e cair nisso é um tremendo perigo porque nos leva a lamentar ao invés de aprendermos a viver. Parece que é isso o que você faz a si própria. Você quis entrar numa faculdade, então é claro que haveria dificuldades. Quis arrumar um emprego, então iria mesmo se deparar com todos os tipos de gente. Quando decidiu casar teria que saber que relacionamentos não são como nos contos de fada, mas bem mais complicados. E por fim ao ser mãe deveria saber que filho não é como brincar de boneca que quando fica cansada pode guardar a boneca no armário. O que será que você esperava?
            Todos têm dificuldades com a vida e não apenas você. Todos estamos no mesmo barco, remando e tentando fazer o melhor. Pelo menos para grande parte das pessoas. Por que você acha que para você deveria ser diferente? Ao se lamentar fica apenas o ódio que você sente pela vida e não sobra espaço nenhum para mais nada. Hoje você odeia a vida porque esta demanda muito trabalho. Entretanto, ninguém passa pela vida sem se deparar com umas poucas e boas. A vida não vai mudar, mas o que pode mudar é como você lida com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário