sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Pergunta de Leitora - Sobre o Egoísmo




Tenho uma tia muito egoísta. Ela está sempre sozinha porque ninguém suporta ficar perto dela devido ao seu intenso egoísmo. Ela só quer saber dela e nunca pensa em ninguém. Já passou pessoas para trás porque queria lucro. Muitos familiares tentaram já falar com ela, fazê-la entender o quão mal ela fazia para si e para os outros e nada. Ela xinga todo mundo e não quer saber. Ultimamente ninguém mais a convida para nada. Passou o natal e páscoa sozinha e ela continua cada vez mais egoísta e pior. Os empregados de sua loja têm nojo dela e saem rápido do emprego. Ninguém fica muito tempo. Não entendo como alguém pode ser tão egoísta e não perceber que está prejudicando a própria vida.  O que você pode me dizer do egoísmo?

            O ser humano nasce animal e como tal a sua primeira e mais importante preocupação é com a própria sobrevivência. Todos os animais são assim. Afinal, quem não cuida de si próprio vira presa de algum predador muito rapidamente ou fica para trás na corrida da vida. O bebê, por exemplo, nasce com muito medo sobre se vai conseguir sobreviver e precisa se voltar para si intensamente e para o atendimento de suas necessidades. Todos os bebês nascem egoístas e mantêm esse egoísmo durante muito tempo no decorrer de sua infância.
            Esse egoísmo é mais do que natural e é até benéfico. Sem ele não haveria vida. O problema ocorre quando algo no desenvolvimento faz com que o indivíduo não consiga sair desse estágio e viver outro que inclua a existência dos outros à sua volta. Ás vezes por um excesso de gula, voracidade, inveja e medo a pessoa não se expande permanecendo agarrada apenas ao que já é conhecido: a própria sobrevivência. Fica-se num estado muito primitivo onde a sobrevivência é a única coisa que importa. Se isso acontece o egoísmo primário, que nos é essencial e natural, não é transformado em algo maior e mais humano, mas fica água parada, ou seja, fica apodrecida e estéril, incapaz de gerar vida. 
           Uma pessoa assim não se permite se humanizar e fica como uma vampira mortal. Sabe sugar e demandar dos outros e teme dar o que quer que seja pois tem medo de estar perdendo sempre. Resultado: a pessoa não se torna humana, mas apenas puro instinto de sobrevivência e espera que todos e tudo funcione apenas para lhe satisfazer. Sente-se uma estrela cujo planetas em volta devem girar ao seu redor. O humano precisa aprender a viver e não apenas ficar agarrado à sobrevivência. Quando a preocupação é apenas sobre a sobrevivência a vida se torna pobre demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário