segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Mais do que os Ingredientes




            Em muitos momentos da vida a gente se encontra em situações difíceis e com gosto amargo. Não gostamos de viver o desprazer e nossa tendência é se livrar dele o mais rápido possível. Contudo, isso nem sempre é viável e aprender a lidar com aquilo que nos causa desprazer é essencial para quem quer viver bem.
            Não temos o poder de escolher não sofrer nessa vida. Isso está além das nossas possibilidades. Os sofrimentos são partes da vida e vêm sem pedir licença. Já que não podemos nos livrar das adversidades e dores que sempre surgem o único recurso que temos ao nosso dispor é aprender a responder àquilo que nos gera desprazer de uma forma eficiente. Essa resposta só pode ser construída à medida que nos voltamos para a nossa mente.
            É como vamos responder ao que nos acontece que importa e não, necessariamente, o que acontece. Pena que muitos esquecem ou desconhecem isso. Ficam tão identificados e imobilizados pelos acontecimentos que desejam mudá-los, como se isso fosse possível. É muito comum ouvir pessoas dizendo que não queriam ou queriam que tal ou qual coisa tivesse ou não acontecido. O sofrimento, quando respondido assim, torna-se pior do que é. Como então responder de uma maneira mais favorável?
            Vamos pensar no modelo que um bolo pode nos proporcionar. Para se fazer um bolo é necessário ingredientes e uma receita. Se você pegar individualmente farinha e comê-la, por exemplo, vai ser algo ruim e que em nada lembrará um bolo. O mesmo ocorre se você pegar cada um dos ingredientes e ingeri-los individualmente: fermento, ovos, açúcar, etc. O bolo é mais do que a soma dos ingredientes, mas é o resultado do que fazemos com os ingredientes. Assim, nesse modelo culinário, também podemos pensar a vida. Dependendo de como vamos utilizar o que nos acontece, nossas dificuldades e adversidades serão ingredientes que poderão nos ajudar a criar algo melhor. Portanto, nossas dores são matérias primas da nossa força e crescimento. Aprender a lidar com aquilo que nos acontece é que vai nos possibilitar fazer da vida algo bom. O que mais necessitamos é aprender a fazer uso de nossas mentes. Ela é o recurso mais precioso que temos em mãos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário