segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Afeiçoar e Aperfeiçoar




            Devemos desconfiar das pessoas que querem consertar o mundo. Pessoas que têm a resposta para todos os problemas que existem, sejam eles de ordem política, econômica, social, familiar, pessoal, etc. É também de desconfiar aquelas pessoas que se engajam com tanta intensidade em movimentos ortodoxos que visam aperfeiçoar as instituições e movimentos em todos os lugares. O que é de se desconfiar não é que elas sejam más ou tenham segundas intenções, mas que são infantis e que desejam lidar com o mundo de maneira muito simplista.
            A vida, o mundo, as sociedades não são perfeitos e nem apresentam as melhores condições, muito pelo contrário, trazem dor e sofrimento enormes. Estar vivo é doloroso e é constantemente entrar em contato com o sofrimento. Não é mesmo fácil e é assustador. Ficamos como crianças aterrorizadas diante de tantas injustiças e dores que nós e muitos outros temos que enfrentar cotidianamente. No entanto, uma das grandes lições a que somos chamados a aprender é aceitar a vida como ela é.
            Isso não quer dizer, obviamente, que não devemos lutar por melhorias e se levantar contra as injustiças. Claro que devemos sempre procurar pelo melhor. Contudo, o que vemos são pessoas promovendo lutas tão grandiosas e eloquentes, enquanto não mudam nada em si mesmas. Querem resolver a dor fora e não dentro, seja de si mesmo ou da sociedade. Buscam, ás vezes cegamente, a justiça externa, sem jamais serem jutos com o que vêm fazendo e vivendo. Desejam tanto consertar o mundo que esquecem que isso é impossível, já que o que é possível é consertar a si mesmo. Ninguém pode e nem precisa consertar o mundo e a vida, mas apenas a si próprio.
            As verdadeiras mudanças que vêm para melhorar a vida não vieram porque alguém quis aperfeiçoar o mundo, mas vieram de alguém que teve que enfrentar a dor interna e encontrou meios de lidar com ela de uma forma eficiente que acabou transformando outras pessoas ao redor. Até porque quando houve pessoas querendo consertar o mundo apenas, o que mais conseguiram foram trazer mais dor e destruição. Quando isso acontece é devido haver somente o desejo de consertar o que está fora, sem nem vislumbrar o que se passa dentro.
            Você quer um mundo mais justo e mais humano? Comece com você mesmo. Com a maneira que você lida consigo, com suas escolhas e o jeito que trata o seu vizinho. Se perceber que está aquém do que você pode oferecer comece corrigindo por aí. Com certeza essa atitude será como uma chama que vai se espalhando cada vez mais até virar algo maior e que transforme o mundo. Até mesmo a palavra “aperfeiçoar” tem afeição no meio. Trata-se de um afeiçoar a si mesmo para que possamos nos afeiçoar ao mundo. Essa é que é a luta que devemos empreender. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário