sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Pergunta de Leitor - Adaptações




Tenho um tio que se revelou um verdadeiro mau caráter com minha tia. Eles foram casados por mais de 40 anos e aos 64 ele se revelou homossexual. Ate arrumou um amante. Jogou fora um casamento de anos, envergonhou os filhos e netos. Ele disse a minha tia que sempre souber que era gay, mas só agora resolveu se assumir. Isso para mim é ser sem vergonha. Por que não revelou antes? Por que agora no fim da vida vai ser corajoso deixando minha tia infeliz? Não tenho nada contra os homossexuais, mas esses tipinhos fazem muito mal. Como ajudar minha tia e a família dela se recuperar depois desse choque?


            É perceptível a sua raiva e frustração com esse tio. Você também ficou chocado e abalado com o fato de ele se assumir homossexual. Não é mesmo uma situação fácil e confortável, porém não precisa ser o fim do mundo por pior que seja para você e sua família. Procurar compreender a sua raiva frente à tudo isso é importante para que você possa vir a se libertar dela. Hoje você está preso na decepção e ódio.
            Quando o ódio predomina fica-se o julgamento. Você julga e condena seu tio. Não me cabe dizer se o que seu tio fez foi certo ou errado, bom ou mal, até porque a vida não funciona tão simples assim. Julgar e condenar a atitude de alguém é relativamente fácil, mas não é verdadeiro. E no julgamento a gente tende a ver as coisas muito achatadas e planas e nunca em toda a sua forma. Em outras palavras, quando estamos dominados pelo sentimento de ódio nossa visão fica limitada.
            Obviamente que pode ser mau caratismo de seu tio, só que pode ser também que nada tenha a ver com isso. Não sei o que se passa com ele, mas uma hipótese possível é que ele deve ter lutado muito para abrir mão do ideal de homem que acreditava que tinha que ser para aceitar vir a ser o homem que de fato é. Essa luta deve ter levado anos até que por fim ele pôde ser quem é. E talvez por não poder contar com muitos anos de vida pela frente percebeu que não tinha mais tempo a perder. Sei que tudo isso pode lhe soar muito ruim, mas será que ele deveria se condenar até o fim da vida por algo que não fizesse mais sentido? Não dá para ninguém decidir o que seria ou não melhor para o outro.
            Sua tia e família terão que enfrentar o que ocorreu e se reinventar. Não precisa ser uma sentença de morte. Contudo, como essa adaptação se dará dependerá de como cada um irá lidar com o que sente. Você, por exemplo, deve ter tido a família deles como um modelo, um ideal. Quando essa família não era o que você pensava você teve seus ideais destruídos e daí que, provavelmente, veio o ódio. Você terá que também se refazer abrindo mão do ideal de família que alimentava para viver a família que é possível. Refazer-se é sempre trabalho duro, mas que vale a pena pois nos torna mais humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário