segunda-feira, 21 de agosto de 2017

A Pedra no meio do Caminho




            Há uma antiga história sobre um rei que colocou no meio de uma estrada uma pedra grande e incômoda. Ele se escondeu por perto para ver as reações dos seus súditos perante esse contratempo e observou que eles reclamavam do rei, do governo, do azar que tinham, etc. Nenhum teve outra atitude que não a ação de reclamar, enfurecer-se e amaldiçoar. Até que por fim chegou um homem que ao se deparar com a pedra em seu caminho, saiu de sua carroça e com muito esforço empurrou-a para o acostamento. Para sua surpresa ele encontrou um envelope debaixo da pedra que continha uma bela soma em dinheiro e uma carta do rei que dizia que quem removesse a pedra seria digno de receber aquela recompensa. E lá se foi o homem, pelo seu caminho, só que agora mais rico.
            Evidentemente é apenas uma história para refletirmos. Quando reagimos às nossas adversidades de maneira inútil, sempre saímos empobrecidos da situação. Todavia, quando reagimos de maneira sadia, ficamos mais ricos e sábios. Sempre ganhamos mais quando nossa resposta à vida se desloca do ato de reclamar e se sentir a pior criatura do mundo.
            Problemas e adversidades todos temos e uma hora outra, sem esperarmos, surgirá no meio do caminho. Temos a possibilidade de agirmos de maneiras diferentes, que certamente trarão resultados distintos. Podemos reclamar, nos afundar num sentimento de autocomiseração e auto pena. Essa atitude é fácil e não nos exige nada. Exatamente porque é gratuita não nos oferece nada também. Saímos dela da mesma forma que entramos ou até um  pouco pior. Isso não é saudável porque faz com que fiquemos na mesma e não ocorra nenhuma transformação. Quantas pessoas não vivem assim em sua suas vidas?
            De forma diferente, se alguém ousa não fugir de suas dificuldades, mas simplesmente se conscientizar delas, terá que se esforçar e gastar energia para encontrar meios de lidar com o que traz problemas, mas sairá da experiência transformado. Sairá rico e mais forte do que entrou. Pessoas experientes, que tanto admiramos, são justamente aquelas que se disponibilizam a mudar aquilo que não lhe é satisfatório. Vão certamente suar muito, mas a riqueza que vale a pena, a riqueza interna, nunca vem de graça mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário