segunda-feira, 10 de julho de 2017

Saborear




            Há uma antiga história que conta que um grupo de ex alunos de um velho mestre foi visitá-lo. Lá, todos reunidos, a conversa começou a ir para as reclamações. Uns diziam que a vida ia mal porque podiam estar ganhando melhor, outros se lamentavam que não eram devidamente reconhecidos, etc. O mestre só ouvia e nada falava. Após algum tempo o mestre fez café e colocou vários tipos de xícaras para os alunos se servirem. Algumas eram caras e raras, enquanto outras eram banais e de plástico. Os alunos se utilizaram das mais valiosas e o mestre por fim disse: Vocês todos estão tomando o mesmo café, o mesmo gosto, mas cada um de vocês está olhando a xícara dos outros e avaliando quem está com a melhor. Por isso mesmo não conseguem saborear o café porque não sabem saborear o que importa e se preocupam com o que não é importante.
            Essas histórias, quando bem assimiladas, sempre nos trazem verdades importantes. Se o café puder ser entendido como a vida, como será que estamos saboreando a vida? Com isso não quero dizer que não podemos ter lá nossos luxos ou que não podemos aproveitar e nos interessar por bens materiais, mas contanto que não percamos nunca de vista que o mais importante é aproveitar as experiências de vida.
            Reclamamos muito e com muita frequência sobre inúmeras coisas: nosso trabalho, nossos relacionamentos, nossos problemas financeiros, nossas raivas e ódios, mas poucas vezes paramos para saborear as coisas boas que temos e vivemos. Se nossos olhos estão sempre procurando o que nos falta não sobra mesmo tempo e espaço para aproveitar o que se tem.
            Infelizmente as xícaras acabam, para muitos indivíduos, sendo mais valiosas que a bebida que tomam (vida). Porém, não é a xícara que fornece o sabor e compreender isso é fundamental.  Quem não aprende isso jamais conseguirá ser grato para com a vida, mas sempre se lamentará por causa de qualquer adversidade, mesmo que esta não seja tão importante assim no fim das contas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário