sexta-feira, 7 de julho de 2017

Pergunta de Leitora - A resposta de Freud



Sou mãe de dois filhos. O mais novo tem 16 anos e o mais velho acabou de completar 19. Estou passando por uma situação das mais difíceis. Meu filho mais velho me disse há duas semanas que sente atração por homens. De fato, ele nunca namorou e nunca o vi com nenhuma garota. Estou muito perdida e não sei o que fazer. Ele me disse que tem certeza do que sente e que sabe que não é só uma atração qualquer. Para completar ele falou que se percebe assim há muito tempo. Por favor me ajude. Me indique algum tratamento para que ele possa voltar a ser uma pessoa normal. O pai dele não sabe e acho que não aceitaria uma situação como essa de forma alguma. Não sei qual direção seguir. A psicanálise pode curar a homossexualidade?


            A psicanálise foi criada há mais de um século por Sigmund Freud e vem ajudando muitas pessoas ao redor do mundo a lidar com seus sofrimentos. Em 1935, Freud recebeu uma carta de uma mãe desesperada por saber da homossexualidade de seu filho. Ela suplicava que Freud “curasse” seu filho e que restabelecesse nele a normalidade da heterossexualidade. Coloco aqui embaixo a resposta de Freud, dada há 82 anos atrás, a essa senhora, mas que continua válida e verdadeira.
            “Vejo pela sua carta que seu filho é homossexual. Estou muito impressionado com o fato de você não mencionar o termo ao fornecer informações sobre ele. Posso perguntar por que você o evita? A homossexualidade não é certamente nenhuma vantagem, mas não é nada do que se envergonhar, nenhum vício, nenhuma degradação; ela não pode ser classificada como uma doença; consideramos ser uma variação da função sexual.
             Muitos indivíduos altamente respeitáveis ​​de tempos antigos e modernos eram homossexuais, vários dos maiores homens entre eles (Platão, Michelangelo, Leonardo da Vinci, etc). É uma grande injustiça perseguir a homossexualidade como crime - e crueldade também.
            Ao perguntar-me se eu posso ajudar, você quer dizer, suponho, se posso abolir a homossexualidade e instaurar a normalidade da heterossexualidade em seu lugar. A resposta é que de maneira geral não podemos fazer nada disso, mas há algo a ser feito de muita importância.
           O que a psicanálise pode fazer por seu filho é uma questão diferente. Se ele é infeliz, neurótico, dilacerado por conflitos, inibido em sua vida social, a análise pode trazer harmonia, paz de espírito, eficiência, quer ele siga homossexual ou se modifique. Se você se convencer de que ele deve fazer análise comigo - eu não espero que aconteça - ele terá de vir para Viena. Eu não tenho nenhuma intenção de sair daqui. E espero que entenda que posso ajudá-lo a ser um ser humano melhor e não tenho o poder nem a vontade de tentar violentar a natureza de alguém. Atenciosamente.

S Freud”

Nenhum comentário:

Postar um comentário