sexta-feira, 9 de junho de 2017

Pergunta de Leitora - Resgate de Si Mesma




Não sei o que me acontece, não sei quem sou. Sempre me vejo pior que todas as outras pessoas e isso faz eu ter raiva de  mim mesma. Fico sempre à espera que alguém me elogie, que alguém me note e que alguém me admire, mas isso nunca acontece. Tenho insegurança para tudo, até mesmo para comprar uma roupa. Chego a comprar uma calça jeans, por exemplo, e percebo que assim que comprei quero trocá-la. Muitas atendentes de loja já perderam a paciência comigo. E se eu visto algo e alguém diz que não me ficou bom eu fico destruída e não uso mais. Passo adiante. Pareço calma e tranquila para muitos dos meus conhecidos, mas por dentro sou um vulcão que está sempre em erupção e me queimando por dentro. Por dentro eu me xingo e me viro de ponta cabeça. Não sinto que posso contar com ninguém. Será que a psicanálise me ajudaria, como me ajudaria?

            Hoje você se percebe longe de si mesma, cheia de auto ódio e rejeição. Ninguém consegue viver assim, no máximo se sobrevive e com uma qualidade muito baixa. Você se encontra dependente do seu meio e das pessoas dele, não podendo pensar por si mesma. A auto corrosão é coisa séria e altamente destrutiva. Falta-lhe conhecer alguém muito importante para a sua vida: você mesma!
            É aí que entra a psicanálise. A tarefa de um tratamento psicanalítico é ajudar o analisando a conhecer a si mesmo e construir consigo um relacionamento mais favorável e benéfico. A psicanálise entende que se não tivermos um bom casamento conosco a vida se torna impossível. Dos outros e até mesmo de outros grupos podemos nos separar, mas de nós mesmo isso não tem como ocorrer, portanto a única via possível para o nosso bem estar é aprendermos a contar conosco.
            Quem não conta consigo próprio adoece com muito mais facilidade, pois fica enfraquecida e submetida às opiniões e valores de fora, mesmo que estes não sejam favoráveis e nem criem condições de crescimento. A sua insegurança se dá porque você não pode contar com recursos internos, ficando dependendo das pessoas a sua volta para lhe dizer o que é bom ou não. Recursos psíquicos são desenvolvidos e nunca vêm prontos e eles não vão lhe dizer o que é certo ou errado em termos morais, mas em termos do que lhe sejam favoráveis para o seu desenvolvimento.
            A coisa mais importante ao você entrar em um processo analítico é você ser apresentada a você mesma. Ao “casar” consigo poderá fazer um melhor uso das suas potencialidades e contará mais com sua própria mente. Você poderá ficar mais livre e independente. Ser apresentada à sua própria natureza interna permitirá que você saiba como tirar mais vantagem de si e deixar de lado a necessidade de encontrar afirmação fora e através dos outros. A tarefa de uma psicanálise é ajuda-la a descobrir e a desenvolver os seus próprios recursos, para que assim você possa ser você mesma. Não perca tempo, pois o tempo é uma das poucas coisas na vida que não temos como recuperar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário