segunda-feira, 12 de junho de 2017

A Grande Lição




            Um famoso mestre foi convidado a proferir uma palestra numa grande universidade sobre como atingir a iluminação. Às 8 horas da manhã, horário marcado, a sala estava repleta de gente para ouvir as sábias palavras do mestre. No entanto ele não veio e em seu lugar apareceu um assistente que disse a todos que o mestre havia acabado de acordar e já estava vindo. Muitos ficaram bravos e foram embora. Depois de umas três horas o assistente veio de novo e disse que o mestre no caminho para universidade viu um lindo parque e parou para admirar a paisagem. Mais pessoas saíram revoltadas. Depois foi hora do almoço e o mestre mandou dizer que precisava comer algo. Cada vez mais a plateia foi esvaziando. Depois do almoço o mestre tirou uma soneca e só lá pelas 4 horas da tarde ele surgiu cambaleando como bêbado. Quando viram isso o pouco de gente que havia se retiraram ultrajados. Restaram apenas 4 pessoas para ouvir o mestre e este parando de cambalear disse: “Para quem quer encontrar a iluminação, que é um longo caminho, é preciso primeiro aprender a lição de superar os desapontamentos que sempre irão surgir.”
            Se entendermos iluminação como desenvolvimento é mesmo um longo caminho. Aliás, uma vida inteira. Desenvolver-se é trabalho diário e contínuo, sem nunca chegar ao fim. Obviamente nesse longo percurso muitas adversidades surgirão trazendo incômodo e aborrecimentos. Infelizmente, no entanto, muita gente espera que tudo seja muito fácil e rápido e desistem muito prontamente por não suportarem as frustrações.
            Essa parábola acima é um modelo para pensarmos como nos relacionamos com aquilo que frustra e que destrói as expectativas. Não é para ser tomada literalmente, afinal uma pessoa não ser pontual é falta de respeito mesmo. Mas como modelo para pensar ela nos mostra que serão muitas as vezes que teremos que suportar as frustrações para conseguir algo. Quem não aprende isso fica sem condições para se desenvolver.
            Somos muito mal acostumados na vida e achamos que as coisas tem que acontecer como queremos somente porque assim desejamos. Portar-se assim é viver de maneira imatura e ineficaz. Será que você se permite tolerar algumas frustrações para seguir adiante? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário