sexta-feira, 2 de junho de 2017

Pergunta de Leitora - Mulher ou Super Heroína?




Não tenho paz na minha vida. Sinto que tenho que dar conta de muitas coisas ao mesmo tempo. No meu trabalho sinto que preciso ser extremamente produtiva. Afinal não quero que ninguém me diga que faço corpo mole. Com meus filhos sinto que preciso ser a mãe perfeita, ver se eles estão bem, se estão arrumados, alimentados, estão em dia com a escola, etc. com meu marido sinto que tenho que ser uma esposa modelo, satisfazê-lo, ser companheira, estar sempre muito bonita. Sou síndica também do meu prédio e isso me deixa com mais tarefas a serem cumpridas de maneira eficiente. Enfim, é muita coisa, mas não sei como diminuir e ser mais tranquila. Quando penso que quero desistir me sinto culpada e volto a ser ao que era antes com mais afinco e isso está ficando insustentável. Se pudesse eu deixaria de dormir para dar contas de tantos afazeres. Por que será que eu não consigo relaxar, queria tanto ser como as outras pessoas comuns.

            Você parece querer ser a mulher maravilha. Sente que tem que ser uma super mãe, uma super trabalhadora, uma super esposa e uma super síndica. Talvez almeje até mesmo ser mais super em outras áreas de sua vida que não tenha mencionado aqui. O problema é que na imaginação a gente pode ser super em tudo, mas com a realidade é outra história. Hoje você precisa aprender a diferenciar sobre o que existe na fantasia e o que pode existir na realidade.
            Quem vive a fantasia com se esta fosse a realidade acaba sofrendo dores e desilusões desnecessárias porque isso faz com que se deseje dar conta de uma vida que não é real. Seu problema está em poder aceitar os limites. Hoje você gostaria de poder quebra-los, mas isso faria de você uma super heroína e não uma mera humana. Quando uma pessoa não aceita os limites da vida é porque tem dentro de si uma criança que nega ser adulta e que se apega a fantasia. Essa criança vai querer ou receber de tudo e ser completamente satisfeita ou vai querer dar de tudo e satisfazer totalmente as expectativas dos outros. Ambos os casos causam muitos problemas.
            No seu caso, que tem mais a ver com o desejar atingir a total satisfação dos outros, faz com que você fique intensamente focada a dar mais do que o necessário. Todas as áreas da sua vida tornam-se um constante e obrigatório se doar além da medida e a um custo muito alto. E se você não faz se sente culpada. Se isso está ocorrendo é porque essa criança que não aprendeu limites está influenciando em demasia o seu lado adulto. Mas a questão que você precisa se fazer é se você aceita ser uma adulta normal e não a super heroína da fantasia.
            A sua última frase do email é bastante interessante para pensarmos o quanto você quer se sentir mais e maior do que uma pessoa pode ser. Você disse “queria tanto ser como as outras pessoas comuns” como se na verdade houvesse uma separação entre você e os outros. No entanto não há. O que há é da dimensão alucinatória da sua fantasia que tenta (e sempre será sem sucesso) separar você do resto da humanidade. Aceitar os limites é saudável e mostra que na vida nem tudo podemos e devemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário