sexta-feira, 23 de junho de 2017

Pergunta de Leitor - Esbravejando



Sempre fui um profissional sério e comprometido. Nunca passei por cima de ninguém, nunca roubei, nunca corrompi, nunca menti para me dar bem. E o que acontece comigo? Não tenho dinheiro, tenho que muitas vezes engolir sapos, não tenho esperanças e perspectivas. Muita gente que sempre considerei que não tinham valor estão muito melhor do que eu. Estão até nadando em dinheiro, mas eu nada. Nunca nem sequer tive multa de trânsito e tudo isso para nada. Chego a pensar que devia me aproveitar das pessoas, mentir, roubar, enganar. Aí seria rico e respeitado. Estou cansado de ser bom e nada de bom acontecer para mim. Cansado dessa vida ingrata e injusta. O que me falta?


            O que lhe falta é compreensão, mas vamos por parte. Primeiro quem lhe impede de roubar, enganar, corromper, mentir, etc.? Se é isso que você quer vá em frente. Eu não vou pedir para você não fazer essas coisas. Elas estão aí ao seu alcance e basta você esticar o braço e se servir delas. Com certeza essas atitudes podem ser financeiramente muito lucrativas. Veja nossos políticos como nadam em dinheiro. Provavelmente será até admirado por muitos e quem sabe até poderá ter seguidores que vão ficar de queixo caído com seu “sucesso” e vão querer te imitar. Por que não?
            Nada nem mesmo o impede de se aproveitar das pessoas. Talvez se você fizer algo ilegal possa vir a ter problemas na justiça, mas muitos resolvem essa simples questão contratando “ótimos” advogados. É uma forma de se viver assim. O caminho está aí aberto, basta você decidir trilha-lo. Se você acha que isso vai lhe trazer alguma coisa não se acanhe, siga adiante e pisa em tudo.
            Agora, o que não dá é para você esperar ser ético e querer ser recompensado por isso. Será que você quer ser ético para ganhar algo em troca? Se for está se enganando e é aí que reside sua falta de compreensão. A única recompensa que a ética gera é a própria ética e nada mais. Se está barganhando com a vida no modelo “vou ser bom para receber coisas boas” está perdendo tempo. Até porque nem seria ética, mas uma máscara de ética. Há um abismo de diferenças entre a ética de fato e a pseudo ética que é sempre interesseira.
            A gente deve viver eticamente não se utilizando de meios escusos não porque isso não se faz ou porque seja moralmente incorreto, mas porque não conseguiria viver de outro jeito. Aí pode-se fazer o bem somente pelo bem que isso significa e representa sem querer recompensas futuras. Essa é a única maneira de se viver eticamente. O resto é puro comércio e encenação.
            Levar uma vida ética não significa ter que sofrer misérias. Esse parece ser outro equívoco que você comete. Que tal ao invés de maldizer a vida você repensar como vem se relacionando com sua parte profissional para que entenda o que não está te satisfazendo? Talvez assim você seja mais justo com você e possa fazer de fato algo que te tire da sua atual posição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário