sexta-feira, 16 de junho de 2017

Pergunta de Leitor - Em Cima do Muro




Minha mãe não gosta da menina que eu namoro. Ela diz que minha namorada é muito simplória e não é de família rica e que vou me arrepender se eu um dia casar com ela. Minha mãe diz que ela só quer saber de subir na vida. Acontece que nós já namoramos uns cinco anos e durante o namoro minha mãe nunca reclamou dela. Mas agora que falamos em casamento ela ficou brava e irritada. Não sei como fazer minha mãe gostar dela. Não quero me separar de nenhuma das duas, mas me parece ser algo impossível. Tenho medo de desagradar minha mãe porque sou financeiramente dependente dela. Nunca trabalhei e já tenho dois cursos universitários e estou estudando o terceiro. Tenho 34 anos, mas ainda preciso pedir dinheiro para a minha mãe para tudo. Pensei que se eu cassasse poderia morar na casa da minha mãe que é grande, mas agora acho que ela não deixaria. Minha namorada está cansada de esperar e quer que eu assuma um relacionamento sério. Não sei mais o que fazer.

            Seu problema parece ser menos o que fazer em relação à sua namorada e sua mãe e mais o que fazer em relação a você mesmo. Sua mãe quer uma coisa e sua namorada quer outra, mas você parece não saber o que quer. Fica dividido e numa posição muito mais característica da criança do que a do homem adulto.
            Já está no terceiro curso universitário, mas nunca trabalhou e aos 34 anos é dependente da mãe. Qual será essa posição que você atualmente ocupa? E por que precisa ser assim? Provavelmente a dependência a que você se refere não é apenas a financeira, mas outro tipo de dependência que tem mais a ver com as ansiedades de separação. O seu problema é de se separar, seja de quem for, porque não suporta cuidar de si.
            Quem evita se separar não é capaz de construir uma identidade própria. Em outras palavras, não é capaz de crescer, já que crescer implica o processo de separação. O fato de você não trabalhar e se dedicar apenas aos estudos demonstra, provavelmente, que você evita trabalhar em sua vida interna, na construção da sua identidade. Parece que você evita assumir responsabilidades para ser quem de fato você pode ser. Sua namorada, aparentemente, já percebeu isso, tanto que quer que você se decida em assumir um relacionamento. Caso ela não fizesse isso estaria desperdiçando tempo e a vida é feita de tempo.
            E que estória é essa de botar uma “futura” esposa e sua mãe na mesma casa? Nunca ouviu o ditado Quem casa quer casa? Seria uma baita confusão caso isso acontecesse, mesmo se sua mãe gostasse de sua mulher. Chega uma hora na vida que é preciso sair de cima do muro e assumir responsabilidades e pagar o preço por elas. O problema é que você nunca pagou preço nenhum e tenta viver evitando pagar. A consequência dessa atitude é não se tornar de fato um homem, mas ficar sempre identificado com a posição infantil. Crescer é difícil, doloroso e assustador, porém é sempre melhor do que ficar estagnado numa posição que não lhe acrescenta nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário