segunda-feira, 22 de maio de 2017

O Possível




            Uma menina brincava com sua boneca de porcelana predileta quando acidentalmente a deixou cair. Seu brinquedo partiu-se em inúmeros pedaços, o que a deixou muito triste, mas ela resolveu pedir a Deus para que ele juntasse os fragmentos e consertasse a boneca. Seu irmão mais velho vendo essa atitude lhe perguntou “Você espera que Deus responda?” A menina disse-lhe que sim e lá foi ela rezar. Após um tempo o irmão quis saber da menina se Deus havia respondido e o que havia respondido. A menina disse que Deus respondeu e que a resposta havia sido um não.
            Com essa simples e singela historieta podemos aprender algo muito importante para essa vida que esquecemos com frequência. Muitas coisas nos acontecem que nos deixam tristes, frustrados, com raiva e nós desejamos que fossem diferentes. Aqueles que são religiosos oram e pedem a Deus o que desejam, outros que não são crentes não oram a Deus, mas secretamente pedem em seu interior que as coisas e a vida sejam de uma maneira ou outra. Porém, na verdade não é bem um pedido, mas uma demanda que se faz para a vida ou até Deus, como se tivessem que funcionar de acordo com o desejo de cada um.
            Perdemos muito tempo exigindo que a vida nos gratifique. Que ela funcione de maneira que concorde com nossos desejos e gastamos muito pouco tempo avaliando se o que desejamos é possível ou até mesmo bom. É muito fácil o ser humano esquecer-se de sua pequenez perante a realidade e acreditar que tudo ao seu redor deveria se dobrar à sua vontade. Há muita arrogância quando cremos que a vida deve ser do jeito que a desejamos e muita birra quando brigamos com a vida desejando o impossível.
            A menina da história acima pediu; a resposta foi não e parece que ela aceitou o seu desejo negado, por isso ela pode continuar em frente. Quando recebemos um não será que aceitamos de verdade a situação? Ou ficamos de mal para com a vida, emburrados porque não obtivemos a resposta que queríamos? Quem pede e exige o impossível, sem aceitar nenhuma contrariedade, tem como único destino a infelicidade e a arrogância. No final o resultado é uma vida muito pobre.

Um comentário:

  1. Sempre um prazer acompanhar as postagens!

    Um deleite filosófico em meio a este mundo conturbado.

    ResponderExcluir