segunda-feira, 15 de maio de 2017

Falta de Luz




            O vídeo acima é uma animação que retrata um guarda de museu protegendo as obras de artes que contém muitos nus. Pinturas e esculturas de mulheres e homens nus desagradam uma pequena freira “ninja” que faz de tudo para colocar uma tarja preta naquilo que ela considera ser uma sem vergonhice. Obviamente que é apenas uma animação divertida, para darmos risadas e é bem interessante, mas podemos também aproveitar para pensar sobre coisas realmente importantes.
            Ignorância leva ao fanatismo, ao preconceito e aos dogmas. Se olharmos bem ignorância nada mais é que uma cegueira, ou seja, não conseguir ver a vida nitidamente e se pautar por achismos que são transformados em verdades. Podemos brincar, se fosse motivo para brincadeiras, que se trata de falta de luz. É uma tarja preta frente à vida.
            Com a luz podemos ver a natureza humana, se abrir para novas experiências e aprender com elas. Na presença da luz podemos nos deslumbrar e nos encantar com o que de fato somos. Nossa sexualidade, quando realmente vista, pode ser bela. Sexualidade é muito mais do que apenas relação sexual, mas é tudo aquilo que nos liga à vida. Quem não se permite ver à sexualidade vai certamente temê-la e quem teme algo condena e tudo aquilo que condenamos odiamos. Em resumo quem odeia a sexualidade odeia, em si, a própria vida.
            Houve na história vários casos de pessoas que destruíram obras de artes que revelavam o nu justamente porque acreditavam que eram obras perigosas já que jogavam luz para a beleza. A freira totalmente coberta com panos odiava seu corpo e negava sua humanidade. Quantas pessoas não vivem assim? O artista precisa de luz para trabalhar e criar aquilo que há de mais belo. Não há arte na escuridão e nem encantamento. E quanto mais “tarjas pretas” colocamos por aí em nossas vidas mais nos afundamos em ignorância e enganos. Como sempre gosto de repetir, somos artistas de nós mesmo e isso nos leva a pergunta: que arte estamos criando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário