segunda-feira, 17 de abril de 2017

Sucesso e Fracasso



            As pessoas sempre almejam ao sucesso e temem o fracasso, pelo menos é assim que diz o senso comum. A psicanálise nem sempre concorda com o senso comum, pois entende que o senso comum está, muitas vezes, a serviço de se ocultar a verdade. É que a verdade é sempre menos aceita porque nunca é tão bonita como nossas ilusões e é um fato que nos apegamos mais às nossas ilusões do que à realidade. Sabendo disso e usando da psicanálise podemos ver que nem sempre almejamos ao sucesso quanto pensamos. Na realidade tememos muito o nosso próprio sucesso.
            Existe em nós algo como o “medo da felicidade”, por incrível que pareça. Isso se dá porque a nossa felicidade demanda de nós muito mais do que demanda os medos e fracassos ao longo da vida. Quando vamos acumulando sucessos na vida, tememos inconscientemente que uma tragédia possa aparecer e destruir o sentimento de realização, de perdermos tudo. Não é à toa que há tantos rituais para afastar a má sorte e mau olhado, como bater na madeira, sal grosso, olho grego, etc. Esses rituais nada mais são do que formas de nos proteger da nossa destrutividade e da certeza de que vamos, um hora ou outra, sabotar nossa felicidade
            É como se dentro de nós existisse alguém que pusesse em dúvida nossa possibilidade de ser feliz. Duvidamos que mereçamos coisas boas porque em algum nível acreditamos sempre que precisamos sofrer. Isso tudo não tem a menor lógica, mas quem disse que nossas mentes funcionam através da lógica? A psicanálise nos mostra que a lógica própria da mente é o que nos mais influencia e dá o tom de como vivemos e acolhemos nossas experiências de vida e o que vemos é que tememos a felicidade e acreditamos que merecemos a infelicidade por mais incrível que isso possa soar.
            A verdade é que apesar de temermos os fracassos eles nos são conhecidos e tendemos sempre a agarrar o conhecido. O sucesso e aqui me refiro aos verdadeiros sucessos na vida, não àqueles superficiais, mas que criam um sentimento de realização, requer nossa responsabilidade. Sucesso exige o máximo de nós continuamente enquanto o fracasso não. Por isso que há tanta gente que sabota a própria vida já que temem, sem nem saber que temem, quais as responsabilidades que terão para manter uma vida de sucesso e satisfatória. Somente com um verdadeiro trabalho interno de desenvolvermos uma autoestima é que podemos acolher melhor os sucessos e abandonarmos os fracassos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário